Edição anterior (3412):
segunda-feira, 11 de março de 2024


Capa 3412

“Contos para cultivar a alegria" leva a Arte Narrativa para o palco do Sesc Quitandinha

Contos para cultivar a alegria leva a Arte Narrativa para o palco do Sesc Quitandinha

Idealizado por Camila Costa, o projeto apresenta contos de tradição oral que reafirmam a alegria como princípio fundamental à vida humana, com ingressos grátis

A narradora e atriz Camila Costa, acompanhada pela musicista brincante Cacá Pitrez, apresenta “Contos para cultivar a alegria", espetáculo inédito de 60 minutos, gratuito, com direção cênica de Ricardo Gadelha e realização do Sesc Rio. A atividade foi selecionada pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2024 e terá oito apresentações pelo interior do Estado do Rio, incluindo Centro Cultural Sesc Quitandinha, no dia 17 de março (domingo), às 16h.

“O espetáculo nasce do desejo de cultivar a alegria como enfrentamento à cultura do ódio, às mazelas e às precarizações que nos assolam enquanto sociedade”, explica Camila, criadora da Chama das Histórias, projeto focado no universo das tradições orais, atuando na criação e apresentação de espetáculos, promoção de ações formativas, pesquisa e publicação literária.

“Contos para cultivar a alegria" convoca a plateia a restaurar a alegria, o riso e a festa como forças fundamentais à vida humana. O espetáculo reúne histórias da tradição oral, cantos e ritmos percussivos propondo ao público uma experiência viva para cultivar coletivamente a alegria. São histórias que falam da alegria como alimento para alma, cultivando o viço, a vida saudável e as relações.

A parceria entre Camila e Ricardo no campo da arte narrativa vem sendo construída desde 2019 no projeto Chama das Histórias, no qual os dois assinam a Direção Artística. Neste novo trabalho os três artistas envolvidos lançam mão de suas vivências individuais nas áreas da narração de histórias, teatro, palhaçaria, cultura popular e música, para criar um espetáculo que traz como fundamento a alegria.

A direção de Ricardo Gadelha, aponta para um jogo lúdico e inventivo com o público, a partir de sua trajetória de 20 anos na palhaçaria, teatro de rua e folguedos populares. A bagagem percussiva musical de Cacá Pitrez reafirma nos ritmos populares brasileiros e no coro responsivo das toadas, a aliança entre palco e plateia.

Para realização da pesquisa teórica foi convidada a artista pesquisadora Juliana Franklin, especializada em tradições orais. Juntas, Camila e Juliana, selecionaram o repertório de contos e referências culturais sobre a alegria e o riso que darão sustentação à brincadeira.

“Trazer a alegria como força vital que fundamenta a existência humana, é se colocar em oposição à necropolítica tão disseminados atualmente. Relembrar o essencial, aquilo que nos une enquanto seres humanos, o riso, a festa, a alegria. Esses são princípios presentes em diversas culturas e as histórias de tradição oral guardam esses saberes. Por isso, em tempos como esse que vivemos, em que a alegria, por vezes, se esvai por entre os dedos, é às histórias que devemos recorrer”, reforça a idealizadora do espetáculo.

Serviço

“Contos para cultivar a alegria"

Data: 17 de março (domingo)

Horário: 16h

Ingressos Gratuitos

Classificação Etária: LIVRE

Duração: 60 minutos


Edição anterior (3412):
segunda-feira, 11 de março de 2024


Capa 3412

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral