Edição: terça-feira, 07/11/2017
Compartilhe:

  Geral

Coral Municipal de Petrópolis seleciona cantores

Candidatos têm até o dia 17 de novembro para se inscrever. Ao todo serão disponibilizadas 24 vagas.

            As inscrições para a seleção de cantores do Coral Municipal de Petrópolis já estão abertas. Ao todo serão disponibilizadas 24 vagas, sendo 6 sopranos, 6 contraltos, 6 tenores e 6 baixos. O processo é mais uma etapa da reformulação do grupo. Único corpo artístico do município, com 41 anos de existência, o coral passa por uma transformação para voltar a ser um grupo de câmara de excelência. Os candidatos interessados devem fazer a inscrição por e-mail, encaminhando para o endereço andreaalmeida.cultura@gmail. com, até o dia 17 de novembro.

            O novo Coral Municipal começou a ganhar vida no mês passado, com a escolha do regente titular, Marco Aurélio Lischt, que também assumiu a função de diretor artístico do grupo. Ele fará parte da banca examinadora responsável pela escolha dos cantores. O único pré-requisito é possuir 18 anos completos ou mais.

“Os cantores não precisam ter graduação ou qualquer formação musical, mas precisam ter boa leitura musical e boa desenvoltura. Vamos selecionar os melhores cantores de Petrópolis”, explica Lischt.

A escolha dos cantores – que, assim como todo processo, está sendo conduzida pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) - será feita em única etapa, entre os dias 20 e 24 de novembro, no Centro de Cultura Raul de Leoni. Cada candidato será submetido a uma prova prática, composta por Solfejo a primeira vista; Apresentação de Peça da Literatura Musical Brasileira de livre escolha; e Peça de Confronto: Osanna in excelsis – Missa em Si Menor – J.S. Bach BWV 232. O resultado será divulgado no site da Prefeitura Municipal de Petrópolis (http://www.petropolis.rj.gov.br) no dia 27 de novembro.

            Com as atividades interrompidas desde outubro do ano passado, o novo coro vem para reafirmar a excelência do canto coral que sempre colocou Petrópolis em evidência no cenário nacional. Segundo o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo, para transformar o coro em um dos melhores grupos de câmara do país, serão selecionados os profissionais mais bem preparados. Lembrando que o processo do novo coral tem a chancela de seu fundador e regente por 13 anos, o maestro Ernani Aguiar.

“Assim como aconteceu na escolha do regente, também preparamos uma prova de alto nível de complexidade para os cantores. A reestruturação do grupo tem o objetivo de desenvolver todo o potencial do coro que vai representar a Cidade Imperial, por isso queremos os melhores profissionais para integrar o grupo. Esta nova fase vai garantir melhorias e o aprimoramento técnico do coro”, disse Randolfo, que tem sua formação como maestro.

Para os candidatos interessados, toda a documentação necessária para a inscrição pode ser conferida no regulamento da seleção que está disponível no site www.petropolis.rj.gov.br/fct



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior