Edição anterior (1248):
quarta-feira, 11 de abril de 2018
Ed. 1248:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1248): quarta-feira, 11 de abril de 2018

Ed.1248:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Coral Pró Tempore vai participar de encontro de corais em São João Del-Rei


           O coral Pro Tempore, um projeto do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), fará sua primeira viagem para fora do estado. O coro, composto por cantores acima de 55 anos, foi convidado a participar do 9° Canta Del-Rei, festival nacional de corais, que acontece entre os dias 31 de maio e 03 de junho, na cidade de São João Del-Rei, em Minas Gerais. Os ensaios para o evento já estão a todo vapor no Centro de Cultura Raul de Leoni. O repertório vai desde o clássico do canto coral, até peças adaptadas para o coro, com MPB, músicas folclóricas e clássicos do cancioneiro.

O Canta del-Rei é um encontro anual de corais de todo o Brasil. Criado em 2010, entre os objetivos do festival está promover o intercâmbio musical através da troca de experiências entre os corais. Segundo o maestro do Pro Tempore, Paulo Afonso Filho, 27 cantores vão participar do festival. O coro se apresenta no dia 02 de junho na cidade mineira. “Todos estão entusiasmadíssimos. Receberam com muita alegria o convite para participar do encontro. Estão ansiosos para fazer com que as horas que passam ensaiando na sala se tornem ainda mais produtivas”, explica ele.

O coro nasceu com o objetivo de inserir em uma das atividades mais divulgadas da Cidade Imperial – o canto coral – o público da melhor idade. Mas o projeto foi além, resgatando a auto-estima dos integrantes e dando uma nova visão de vida. Duas vezes da semana, por duas horas, eles se dedicam apenas a aprender o canto coral. Os ensaios acontecem as segundas e quartas na Sala Guiomar Novaes, no Centro de Cultura Raul de Leoni, e contam com apoio da solista Cristina Carlos, que auxilia na técnica vocal e corporal.

Para o diretor-presidente do Instituto, Leonardo Randolfo, inserir o público da terceira idade em eventos como esse é um dos principais benefícios do coral. “Esse trabalho mostra que agora é a hora deles desfrutarem o que a vida tem de melhor. E através desse projeto descobrir também novos talentos, que renovam a vida e recuperam a auto-estima dos integrantes. O público da terceira idade é um importante consumidor de cultura. E ela precisa estar ao alcance de todos”, observou.

O coral Pro Tempore é uma iniciativa do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, aberta ao público a partir de 55 anos. A inscrição para participar do teste para ingressar no coro é gratuita e deve ser feita diretamente com o maestro Paulo Afonso, às segundas e quartas, de 14 às 16h, no Centro de Cultura.

Já para quem quiser prestigiar o evento em Minas Gerais, as apresentações do 9° Canta Del-Rei serão realizadas no Teatro Municipal, Teatro do Conservatório de Música Padre José Maria Xavier, na Igreja de São Gonçalo Garcia e Centro Cultural Yves Alves na cidade de Tiradentes.  Há ainda o “Cortejo Canta del-Rei”, com um desfile dos corais no Centro Histórico e Comercial da cidade, e o Encerramento nas escadarias da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, com todos os corais que permanecerem até o último dia. As oito edições já realizadas contaram com a participação de 170 corais diferentes de 50 cidades e 11 estados brasileiros e uma participação internacional de Piteå, Suécia.



Edição anterior (1248):
quarta-feira, 11 de abril de 2018
Ed. 1248:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1248): quarta-feira, 11 de abril de 2018

Ed.1248:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior