Disque entulho    Educação
sábado, 12/08/2017
Voltar

CPTrans abre período para atualização no cadastro de motoristas de veículos escolares

 

Motoristas de vans, kombis e ônibus escolares devem procurar a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) para atualizar a concessão que permite o transporte de estudantes no município para o período do segundo semestre de 2017. Nos primeiros seis meses do ano, a cidade contabilizou 142 veículos regulares – que devem, agora, fazer o novo registro e garantir o segundo selo do ano. As fiscalizações da Companhia começam ainda este mês para garantir a regularidade do serviço.

Para fazer a renovação é preciso que o proprietário do veículo compareça à CPTrans, localizada à Rua Alberto Torres 115, no Centro, com a original e cópia da identidade e CPF, carteira de habilitação na categoria D, uma foto 5x7 e outra 3x4, nada consta criminal, comprovante de inscrição de ISS, declaração do diretor da escola sobre a prestação de serviço para aquela unidade de educação e comprovante de Imposto de Renda.

Os veículos devem ter no máximo 15 anos nos casos de kombis e vans e 20, no caso de ônibus e micro-ônibus. As taxas para renovação custam R$ 122,50 para veículos de até 18 lugares, e R$ 245 para veículos com mais de 18 acentos. Além disso, os automóveis também devem estar com a faixa amarela identificando que é Escolar, possuir o número de registro na CPTrans, além de todos os quesitos de segurança estarem em dias, bem como a documentação exigida.

“O recadastramento é importante para sabermos exatamente quem está carregando as nossas crianças. É um controle que a companhia tem, em caso de alguma eventualidade, bem como para não sobrecarregar o serviço. No semestre passado realizamos alterações fiscalizações e, por conta disso, conseguimos que as pessoas que estavam trabalhando irregularmente, fosse se regularizar”, destaca o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco.

Ao longo do ano, 82 veículos foram multados por conta de irregularidades nos veículos. As fiscalizações ocorreram em Corrêas, Quissamã, Bingen, Mosela, Alto da Serra e Centro. O atendimento ao público está disponível de 8h30 às 18h. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas pelo telefone: 2237-1703. Além disso, a companhia pede a ajuda das famílias na hora de escolher o veículo que vai levar as crianças no trajeto casa x escola, escola x casa.

Confira algumas dicas na hora de contratar o transporte escolar:

Certifique-se se o transporte escolar possui o selo da CPTrans do ano vigente – renovado semestralmente e se o Cartão de Identificação do Condutor está em local visível no veículo;

Busque o máximo de informações sobre o motorista e se informe se, além do condutor, há outra pessoa no transporte que auxilie na segurança dos passageiros;

Procure saber se o motorista ou o auxiliar leva e busca os alunos até a porta da escola;

Verifique se o transporte escolar possui um cinto de segurança para cada passageiro;

Veja se o veículo que irá transportar seu filho está em bom estado de conservação e, caso seja uma Kombi, se possui a tela de proteção entre o último banco e a parte do motor.

FOTO: MARCELLO SANTOS



Voltar


Casando com Estilo



Topo