Edição: terça-feira, 10/04/2018
Compartilhe:

  Geral

CPTrans já organiza atividades para o Maio Amarelo

Simulação de acidentes e capotamento, caminhada, exposição de veículos acidentados, palestras educativas, entre outras ações são algumas das atividades já programadas para campanha de 2018 do Maio Amarelo, em Petrópolis. Com o tema “Nós Somos o Trânsito”, a CPTrans já está organizando a edição deste ano com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da prevenção para a vida. Dados do Detran dão conta que o município conta com 167 mil veículos, ou seja, 1,8 automóveis por habitantes e à medida que cresce o número de carros nas ruas também sobe o percentual de acidentes.

Dados do Anuário de Acidentes de Trânsito relativo a 2016 aponta o crescimento expressivo no número de veículos em Petrópolis: em 15 anos, houve acréscimo de 83% de carros nas ruas da cidade chegando a 162 mil em 2016 sendo 16,6% ou 18.720, motocicletas. O documento aponta um decréscimo de acidentes a partir de 2013, quando a PMERJ implantou o registro eletrônico de acidentes sem vítimas, e que, na maioria das vezes, não são registrados pelos envolvidos. Naquele ano, o número de acidentes chegou a 2.205 com 1.246 vítimas – em 2016 o registro caiu para 1.727, mas o número de vítimas subiu a 1.428.

“O Maio Amarelo é um mês dedicado às ações de combate a acidentes de trânsito. Nossa intenção é trabalhar na redução no número de fatalidades e por isso, já no ano passado, como Companhia de Trânsito da cidade assumimos o compromisso com o Maio Amarelo na proposição de ações e atividades para diminuir as estatísticas de acidentes na nossa cidade. Toda a programação é pensada para levar à população a reflexão necessária em torno do tema. Diminuir as estatísticas de acidentes é a nossa meta”, destaca o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco.

Em 2017, ao longo do Maio Amarelo, foram feitas 24 palestras de prevenção em escolas e quatro em empresas - direcionada ao público adulto, proferidas pelas equipes de educação da CPTrans e da Guarda Civil Municipal. Essas ações atingiram a 1.622 pessoas em diferentes pontos do município. As palestras levaram números, imagens e vídeos sobre os altos índices de acidentes de trânsito. Houve ainda, abertura solene no Theatro D. Pedro, com o depoimentos de vítimas de acidentes de trânsito, exposição de carros acidentados, inspeção veicular, palestra sobre mecânicas para mulheres, encontro de ciclistas, motociata, palestra sobre pilotagem segura para motociclistas, além uma simulação de socorro e a Caminhada Pela Vida, que reuniu mais de 400 pessoas nas ruas do Centro.



Compartilhe:


Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior