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  Cursos

Cursos presenciais têm o melhor desempenho no Enade

O último Censo mostrou que as matrículas em cursos a distância cresceram 17,6%

Daniela Curioni - especial para o Diário

Enquanto 6,1% dos cursos presenciais obtiveram o maior Conceito Enade, apenas 2,4% dos cursos a distância obtiveram a avaliação máxima, de acordo com dados divulgados no último  dia 09 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Enade é um exame feito por estudantes - ao final dos cursos de graduação - para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Levando em consideração o desempenho dos estudantes nas provas, os cursos são classificados seguindo uma escala de 1 a 5.

O conceito 3 reúne a maior parte dos cursos, aqueles que tiveram um desempenho menor que a maioria recebem conceitos 1 ou 2. Já os que tiveram desempenho superior à maioria, recebem 4 ou 5.

Na educação a distância (EaD), 39,4% obtiveram conceito 2 e 6,3%, conceito 1, o que significa que 45,7% obtiveram desempenho menor que a maioria. Apenas 2,4% tiveram conceito máximo, 5, e 12,4%, conceito 4. Ficaram com conceito 3, 39,6% dos cursos avaliados.

Na educação presencial, o resultado foi diferente, 27,6% conseguiram conceito 2 e 4,9% conceito 1, totalizando 32,5%. Na outra ponta, 22,4% ficaram com conceito 4 e 6,1% conceito 5. Ao todo, 39,1% desses cursos ficaram com conceito 3.

Matrículas

O último Censo da Educação Superior mostrou que as matrículas em cursos a distância cresceram 17,6% de 2016 para 2017, o maior salto desde 2008. A maior parte dos estudantes de EaD, 90,6%, está matriculada em instituições de ensino privadas.

O Conceito Enade é um dos indicadores de qualidade do ensino superior. Também com base no desempenho dos estudantes no exame e outros componentes é calculado o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC); e, a partir dos CPCs, o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Os resultados servem como orientadores das avaliações locais do ciclo avaliativo e são, segundo o Inep, importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira.

No geral, considerando cursos presenciais e EaD juntos, 5,9% dos cursos conseguiram o conceito máximo, 5; 21,9% ficaram com conceito 4; 39,1%, conceito 3; 28,1% tiveram conceito 2 e 5%, conceito 1.

Educação a distância ganha destaque em Petrópolis

A Universidade Católica de Petrópolis (UCP) foi credenciada para ensino a distância pelo MEC em 2014. Atualmente, a instituição possui 4 cursos de graduação ofertados  integralmente a distância. Desde 2016, ano que iniciou a oferta de cursos de graduação a distância,a universidade  percebe o aumento na procura pela modalidade e se empenha em expandir essa alternativa para os estudantes.

Já a Universidade Estácio de Sá  oferece cursos 100% a distância e também aproximadamente 20% das matérias a distância nos cursos presenciais. Houve um aumento na procura dos cursos em 2017 em comparação com o ano anterior. Atualmente, a instituição oferece 30 cursos de ensino a distância.

Acredita no potencial da Educação a Distância, a  Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase),   vem investindo em iniciativas que visam à implantação de disciplinas semipresenciais em seus cursos de graduação e ao lançamento de cursos de pós-graduação na modalidade EaD.

A Universidade Norte do Paraná (UNOPAR ) tem em Petrópolis desde 2006 um polo com oferta de cursos em duas modalidades, a semipresencial e a online. Atualmente são ofertados 28 cursos nessa modalidade.



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