Edição anterior (1368):
quinta-feira, 09 de agosto de 2018
Ed. 1368:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1368): quinta-feira, 09 de agosto de 2018

Ed.1368:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Defesa Civil inicia trabalhos de elaboração do Plano Verão 2019

Os trabalhos para elaboração do Plano Verão 2019 foram iniciados nesta quarta-feira (08.08) durante reunião na Sala de Cooperação da Defesa Civil. O encontro teve o objetivo de mostrar algumas metodologias para a prevenção das principais ameaças: deslizamento de solo ou rocha, inundações, rolamento de blocos rochosos, vendavais e tempestades e raios. O lançamento do Plano Verão está marcado para o dia 28 de novembro, na Casa dos Conselhos, na Av. Koeler.

 

Os trabalhos começaram cinco meses antes do verão, já que 2018 foi 120% mais chuvoso que 2017. A finalidade é articular as melhores estruturas entre os órgãos e instituições envolvidas, na prevenção de possíveis desastres, e, assim, com um trabalho em conjunto, obter um resultado mais efetivo para o município.

“O Plano Verão já virou uma tradição na cidade, marca o nosso trabalho com planejamento e grande antecipação aos períodos sazonalmente conhecidos como críticos para os desastres. Então, estamos iniciando os trabalhos de elaboração que irão durar todo o semestre”, explica o Secretário da Defesa Civil e Ações Voluntarias, Coronel Paulo Renato Vaz.

A ação trabalha com duas vertentes: o Eixo Operacional, onde serão realizadas reuniões setoriais, planos de contingências, construção de matrizes – cada órgão executando uma ação; brigada operacional, drones e exercícios simulados. A outra vertente, é o Eixo Comunitário, onde terão continuidade as ações do Colóquio de Defesa Civil, SOS Chuvas, núcleos com as associações de moradores e a primeira política pública do Brasil, a Defesa Civil nas Escolas.  

“Nossa luta é fazer com que as pessoas entendam que Defesa Civil somos todos nós. Cada um que trabalha fazendo prevenção, está fazendo Defesa Civil”, pontuou o secretário.

            O Comandante do 26ª Batalhão da Polícia Militar de Petrópolis, Oderlei Santos, comentou sobre a importância da reunião. “Toda ação preventiva é fundamental para o dia-a-dia do cidadão. O Plano Verão, diante do histórico de Petrópolis se faz muito importante e a Polícia Militar estará sempre pronta para ajudar a Defesa Civil e Ações Voluntárias”, contou o Comandante.

Estiveram presentes, a secretária de Assistência Social, Denise Quintela; secretária de Educação, Samea Ázara; o Comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni e representantes da Secretaria de Saúde, Instituto Municipal de Cultura e Esporte, Comdep, CPTrans, além do Corpo de Bombeiros, Forças Armadas, Enel, Águas do Imperador, Inea, Roer, LBV, e toda a equipe da Defesa Civil.



Edição anterior (1368):
quinta-feira, 09 de agosto de 2018
Ed. 1368:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1368): quinta-feira, 09 de agosto de 2018

Ed.1368:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior