Edição: terça-feira, 07/11/2017
Compartilhe:

  Detran

Detran contrata nova empresa no lugar da Prol

Segundo o órgão, quase todas as unidades de habilitação já estão funcionando

Leticia Knibel - leticia.knibel@diariodepetropolis.com.br

A partir desta terça-feira (7), o Detran-RJ assina contrato com nova empresa que irá substituir a Prol. De acordo com o órgão, a PVAX Consultoria e Logística Ltda assume hoje os serviços de atendimento ao público; supervisão e controle; e preparação e conferência da Diretoria de Habilitação. O departamento ainda afirmou que quase todas as unidades de habilitação já estão com os serviços normalizados, após 20 dias de greve. Em Petrópolis, a paralisação do serviço de vistoria continua no posto do Alto da Serra, mas o atendimento para a entrega de CNH está funcionando.

Com relação à parte terceirizada da Diretoria de Registro de Veículos, o Detran explica que ainda não está definida qual empresa assumirá o setor. A decisão deve ser divulgada na próxima segunda-feira (13).

Os responsáveis pelo Departamento de Trânsito destacam que o valor do contrato é de R$ 17,7 milhões, conforme publicado na edição de segunda-feira (6) no Diário Oficial.

Vale lembrar que as paralisações, iniciadas no dia 18 de outubro em Petrópolis, foram realizadas por funcionários terceirizados da empresa Prol, mas não afetou todos os postos do estado. O Detran esclarece que está em dia com o pagamento das demais empresas prestadoras de serviço. No entanto, no momento, uma penalidade administrativa impedia que os pagamentos para a empresa Prol fossem realizados.

Em nota, órgão afirma que mantém sua atenção para minimizar os impactos das paralisações junto aos usuários e lembra que os procedimentos contratuais com empresas terceirizadas precisam ser seguidos à risca em benefício da própria população. O departamento ainda reforça que quem se sentir prejudicado poderá protocolar processo junto ao departamento apresentando as comprovações necessárias às suas reivindicações.

Com relação aos funcionários contratados pela Prol (e que estavam em greve devido aos atrasos nos pagamentos dos salários e benefícios), o Detran explica que “há a contratação dos mesmos para que não se perca o seu conhecimento”.

A redação do Diário tentou entrar em contato com a Prol por telefone e e-mail para saber como será feito o pagamento dos salários e benefícios atrasados dos funcionários terceirizados, mas não obteve resposta.

Mutirão Detran Presente continua

O Departamento de Trânsito ressalta que o mutirão Detran Presente continuará acontecendo para minimizar os impactos da greve. E, de acordo com a demanda durante o evento, poderá haver distribuição de senhas para atendimento em determinados serviços. A ação oferece aos cidadãos a opção de emitir a primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, fazer a vistoria anual dos veículos, emitir o licenciamento anual sem vistoria e abrir recursos contra multas e processo de suspensão. A lista completa dos serviços oferecidos está no www.detran.rj.gov.br.

Outra ação do Detran-RJ foi a ampliação dos prazos de vistoria dos automóveis com placas com finais 8 e 9. A partir de agora, os veículos com a placa terminando com o número 8 poderão ser submetidos à inspeção anual obrigatória até o dia 30 de novembro e os com final 9, até 31 de dezembro.

 



Compartilhe:



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior