Edição: domingo, 12/11/2017
Compartilhe:

  Cidade

Divulgados os nomes dos palestrantes do TEDx

Inscrições ainda estão abertas

 

Estudantes do ensino médio, universitários, empresários do setor de tecnologia e professores já podem fazer a inscrição para a 2ª edição do TEDx Petrópolis, no LNCC (laboratório Nacional de Computação Científica). O evento contará com doze palestras, divididas em três blocos, com foco em temas do setor de Tecnologia, Social e Científico. Os nomes dos palestrantes já foram confirmados.

O evento tem o apoio da Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Cem vagas estão sendo disponibilizadas para o público e as inscrições podem ser feitas no site oficial do evento: www.tedxpetropolis.com

          Temas ecléticos serão utilizados pelos palestrantes como Movimento Maker, Blockchain e Big Data (Tecnologia), Transgênicos e acelerador de partícula (Científico), além de questões de gêneros, e Fake News (social).

“Esse é um evento importante para o setor de Ciência e Tecnologia da cidade, um das vocações do municipio. Temos empresas importantíssimas atuando nesse setor e vários estudantes que estão se especializando para buscar uma oportunidade nesse campo de atuação. É um evento dinâmico e vale a pena conferir. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico apoia as iniciativas inovadoras”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

“As inscrições continuam abertas. As principais levas de convites acontecerão até dia o dia 18, após isso será feita a distribuição de vagas remanescentes. Então é interessante que o pessoal se inscreva o quanto antes”, explica Yasmin Barros, co-organizadora do TEDx Petrópolis.
 

Confira os palestrantes já confirmados:

Adriana Bonomo: vai falar sobre “As novas formas de combater o câncer.” Médica formada pela UFRJ, coordena a equipe de pesquisa de combate ao câncer da Fundação Oswaldo Cruz - FioCancer.

Cecília Kosmann: “Solucionando velhos problemas com novas tecnologias”. Formada em Ciências Biológicas pela UFSC, com mestrado em Entomologia pela UFPR e doutorado em Biologia Animal pela UnB. Pós-doutorado em Zoologia pela UnB e outro em Biociências pela UNESP.

Cezar Taurion: “Blockchain: o tsunami que está chegando!”. Sócio e líder de Corporate Ventures da KICK Ventures. Atua na área de TI desde o fim dos anos 70, com formação em economia e mestrado em Ciência da Computação. Foi ChiefEvangelist da IBM e diretor da PwC. Colunista da CIO Magazine e Computerwold Brasil. É autor de nove livros que abordam diversos assuntos tecnológicos como Big Data, Open Source/Software Livre e CloudComputing.

Cristina Tardáguila: “Fake News: A mentira na política”. Pós-graduada em Jornalismo pela UFRJ e pela Universidad Rey Juan Carlos de Madrid. Possui MBA em Mkt Digital pela FGV - RJ. Desde 2015, dirige a Agência Lupa, a 1ª agência de fact-checking do Brasil. Repórter e editora, trabalhou no O Globo e Folha de S. Paulo, além da revista Piauí. Autora do livro "A arte do descaso" (Ed. Intrínseca), a história do maior roubo a museu do Brasil.

Dayse Miranda: Científico: “A Vida é Cara! Salvar Vidas É Barato!”.  Socióloga e doutora em Ciência Política, coordenou a pesquisa “Suicídio entre profissionais de segurança no Brasil: uma análise institucional", autora do livro "Por que Policiais se Matam?", análise do comportamento suicida na PM do RJ.

Eduardo Lopes: “A impressão 3D e o futuro do consumo”. Arquiteto e empreendedor digital, pesquisa novos softwares de criação e o impacto na concepção arquitetônica contemporânea.?Doutorando em Arquitetura e Design pela FAU-USP, estuda a fabricação e o uso de braços robóticos. Em 2013 fundou o Garagem FabLab e desde 2016 é sócio do Olabi, laboratórios de fabricação digital pertencentes à rede mundial iniciada pelo MIT.

Flavia Bendelá:“Os impactos a indústria 4.0 na sociedade e na economia”. Doutoranda em Inovação pela Rennes Schoolof Business - FR e mestre em Administração pelo Ibmec RJ. É Conselheira do Distrito de Inovação de Petrópolis - DIP.

Giowana Cambrone: “Do tabu da normalidade: precisamos discutir sobre transexualidade”. Mestranda em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ. Advogada, atuando em causas sociais defendendo o direito de minorias. Também é professora na Faculdade Facha - RJ. Giowana foi pioneira na luta pelo direito de usar o nome junto à OAB e desde então auxilia outras pessoas a conquistarem judicialmente o direito a ter suas identidades reconhecidas.

Marcia Tiburi: “Discurso de ódio” - Doutora em filosofia pela UFRGS. Publicou diversos livros de filosofia, entre eles  “As Mulheres e a Filosofia” (Ed. Unisinos) e "Sociedade Fissurada" (Ed. Record). Publicou também romances e livros pela editora SENAC-SP.

Marcos Vinicius Colaço: “Radiação Síncrotron: A "luz" dos Elétrons”. Doutorado em Física, é professor na UERJ com período sanduíche no Sincrotron Italiano Elettra e bolsa da IAEA/ICTP. Utilizou fontes de luz Síncrotron em diferentes áreas como odontologia e biologia. Sua linha de pesquisa aplica os potenciais de micro tomografia, difração e fluorescência de raios X nos mais diversos campos como anatomia, biomedicina e materiais luminescentes.

Nátaly Neri: “Afrofuturismo: A Necessidade de Novas Utopias”. Graduanda em Ciências Sociais pela UNIFESP - EFLCH, militante e focada na educação crítica com recorte étnico-racial. É idealizadora e produtora do próprio canal no Youtube - "Afros e Afins", onde estimula a autonomia financeira, intelectual e estética da mulher negra a partir de discussões sobre consumo consciente, racismo e empoderamento feminino.

Renata Rampim: “Internet das Coisas sem mistérios!”.Doutora em RFID pela UNICAMP, com estágio no Institut Polytechnique de Grenoble - FR. Certificada internacionalmente CompTIA RFID+, ISCEA RFIDSCM – RFID Supply Chain Manager. Autora do livro "Internet das Coisas sem mistérios: uma nova inteligência para os negócios". 



Compartilhe:



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior