Edição anterior (1278):
sexta-feira, 11 de maio de 2018
Ed. 1278:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1278): sexta-feira, 11 de maio de 2018

Ed.1278:

Compartilhe:

Voltar:


  Colunistas
Edyr Raposo
COLUNISTA
 A MULHER MARAVILHA desta semana é a professora Nereida Vinhaes que muito tem feito pela educação em Petrópolis. Merece ser secretária de Educação.

Vila Isabel canta Petrópolis

"Em nome do pai, do filho e dos santos, a vila canta a cidade de Pedro". Lançado oficialmente com evento domingo (06.05), em sua quadra, este é o samba-enredo da escola Vila Isabel para o Carnaval de 2019, que tem como tema a cidade de Petrópolis. Sem aporte do dinheiro público do município, com desfile patrocinado pela iniciativa privada, uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio vai promover o encontro da Vila Isabel com o período do Império, usando a história de Petrópolis. A realeza ainda vai dividir espaço com a religiosidade, já que o enredo vai falar dos três Pedros: D. Pedro I, D. Pedro II e São Pedro de Alcântara, padroeiro do município. Com a quadra lotada, em Vila Isabel, os componentes da escola aprovaram o enredo.

Bauernfest

Já estão abertas as inscrições para os concursos de Rainha e Princesas da 29ª Bauernfest – a Festa do Colono Alemão de Petrópolis, que acontece de 22 de junho a 1º de julho no Palácio de Cristal e arredores. Mulheres com ascendência germânica, moradoras de Petrópolis, com idade entre 18 e 30 anos podem entrar na disputa. As inscrições serão realizadas até o dia 07 de junho, no Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE). A solenidade de escolha das vencedoras será realizada no dia 16 de junho, às 19h.

Ônibus

O Setranspetro, representante das empresas de transporte urbano em Petrópolis, informa que o cálculo do preço da tarifa está sendo concluído e será apresentado para o governo e para a CPTrans. Em momento algum o Setranspetro protocolou qualquer pedido no valor de R$ 4,20. O reajuste tarifário é previsto por lei para garantir o equilíbrio econômico e financeiro do Sistema de Transporte Público de Petrópolis e para possibilitar a continuidade dos serviços e os investimentos em tecnologias e equipamentos.

Defesa Civil nas escolas

Temas importantes para a prevenção de desastres naturais, Proteção e Defesa Civil e Educação Ambiental serão tratados de forma integrada na rede municipal de ensino. A política de inclusão obrigatória dos temas na rede pública de ensino, criada a partir de um projeto de lei do executivo, foi aprovada na Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Bernardo Rossi, conforme publicado no Diário Oficial do município na última sexta-feira (04.05).

Dia das Mães 

O Procon iniciou na segunda-feira (07.05) as ações voltadas ao Dia das Mães orientando as floriculturas sobre os direitos e deveres dos estabelecimentos e dos clientes na hora da compra das flores – um dos principais artigos vendido para os filhos como presente nesta data comemorativa. O órgão de defesa do consumidor também distribuiu cartilhas sobre o assunto nesses locais e vistoriou os estabelecimentos quanto à presença do Código de Defesa do Consumidor e do livro de reclamações

Vacinação

 Petrópolis conta com 20 mil pessoas protegidas contra gripe e para ampliar ainda mais esse número, neste sábado (12.05) acontece o “Dia D” de vacinação em 48 unidades de Saúde, com atendimentos de 8 às 16h. Deverão ser vacinados idosos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a menores de cinco anos, doentes crônicos (com apresentação de indicação médica), profissionais da Saúde e professores, o que representa 93.768 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é de vacinar 90% deste público.

Acidentes de trânsito

O depoimento de Márcio da Silva Alcântara, vítima de um acidente de trânsito em 1991, aos 21 anos, emocionou o público na abertura da edição 2018 do Maio Amarelo, no Salão Nobre da Universidade Católica de Petrópolis, na noite de quarta-feira (02.05). O evento, que marca o início das ações que visam conscientizar a população sobre os altos índices de acidentes de trânsito, também contou com a premiação da turma da E.M. Salvador Kling,

Plano Verão

A parceria da prefeitura com a Enel Distribuição Rio dentro do Plano Verão zerou as interrupções de fornecimento de energia nas três áreas onde foram feitos os enterramentos da rede de alta tensão um preparativo para o último Verão. Na Avenida Getúlio Vargas (Quitandinha), Rua Pedro Stumpf Sobrinho (Centenário) e  Rua Dr. Agostinho Goulão (Bonfim) não foram registradas quedas de energia na época de chuvas fortes

Educação

Diretores e orientadores dos Centros de Educação Infantil e Escolas Municipais que atendem a educação infantil já podem se inscrever para o curso on-line “Formação pela Escola”, proporcionado pelo governo federal em parceria com o FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.O curso é composto por diversos módulo sendo o primeiro de "Competências básicas" que é necessário para participar dos próximos módulos – são nove cursos oferecidos ao todo pela plataforma. Serão oferecidas 50 vagas para duas turmas. Para efetuar a inscrição encaminhar o e-mail até o dia 15 de maio para fpe.petropolis@gmail.com confirmando o interesse e encaminhando a ficha preenchida.

PlanMob

Ampliar a adesão da população ao transporte público e ao transporte não motorizado, reduzir acidentes de trânsito e também a emissão de gases poluentes. Estas são as metas principais do Plano de Mobilidade Urbana.  O PlanMob Petrópolis será desenvolvido em seis etapas, com previsão de conclusão dos trabalhos para dezembro. Entre as ações estratégicas obrigatórias está a integração da mobilidade com o planejamento e a ordenação do solo urbano. O cronograma de ações do PlanMob - Petrópolis foi apresentado na reunião do Conselho Revisor do Plano Diretor (CRPD), na quarta-feira (02.05). 

Fim da Agropecuária

O grupo Swing e Simpatia fechou com chave de ouro a programação da 29ª Expo Agropecuária, na noite deste domingo (06.05). Ao longo de seis dias de festa, mais de 100 mil pessoas passaram pelo Parque Municipal, em Itaipava. A estimativa é de que o evento tenha movimentado mais de R$ 3 milhões e gerado cerca de 700 empregos diretos, com os shows, praças de alimentação, parque de diversões e feiras.Comércio e hotelaria em Itaipava e região também comemoram. No último fim de semana da festa, por exemplo, do 2º ao 5º distrito da cidade, entre Cascatinha e Posse, a cidade registrou quase 70% de ocupação hoteleira, alguns hotéis chegaram a ficar lotados.

Maio Amarelo

As cinco empresas de ônibus que atuam em Petrópolis aderiram ao movimento internacional Maio Amarelo de conscientização no trânsito. Toda a frota que circula na cidade, cerca de 400 ônibus foram adesivados com o laço amarelo que representa a campanha. O tema deste ano é “Nós somos o trânsito” e chama a atenção para a necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. Nesse contexto, o setor rodoviário atua na cidade de forma a contribuir para que esse objetivo seja cumprido. Como parte integrante do trânsito, as empresas promovem uma série de treinamentos para os rodoviários que garantem uma direção defensiva e segura.

 O vereador Marcio Arruda é o verdadeiro “Homem Chamado Trabalho”. Vive 24 horas por dia trabalhando em benefício da cidade. É um monstro sagrado da política.


Edição anterior (1278):
sexta-feira, 11 de maio de 2018
Ed. 1278:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1278): sexta-feira, 11 de maio de 2018

Ed.1278:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior