Fique em dia
sexta-feira, 19/05/2017
Voltar

Encerrada Primeira Semana COMAC de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 

A COMAC de Petrópolis encerrou nesta sexta-feira (18 de maio) a I Semana COMAC de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com panfletagens sobre a importância do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é celebrado no dia 18 de maio. Os alunos do Curso de Patrulheiros panfletaram nas proximidades das lojas do Bramil do Itamarati e de Itaipava, que é parceiro da COMAC nesta ação, além de panfletarem próximo aos terminais de ônibus e nos comércios locais.

Durante toda a semana, os Patrulheiros e os alunos do programa Jovem Aprendiz da COMAC de Petrópolis assistiram filmes e participaram de rodas de conversa. Além das atividades desta semana, um grupo de quatro alunos está realizando, como atividade de conclusão de curso, uma pesquisa sobre o tema, conversando com autoridades do Município e levantando dados para que sejam apresentados ao final do Curso de Patrulheiros. É importante destacar que, somente em 2017, aqui em Petrópolis, o crime de abuso sexual contra crianças e adolescentes já levou duas crianças à morte e pessoas presas por serem abusadores ou facilitarem o crime.

Desde 2010, a COMAC vem realizando atividades através da Lei Federal nº 9.970 que instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil. Aqui em Petrópolis, em 2014, sociedade civil e governo, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), lançaram e desenvolveram a Campanha Tenha Atitude, que possibilitou diversos avanços no Município, dentre eles, um diagnóstico de faixa etária, onde residem e quantitativo de crianças ou adolescentes que sofreram abuso e denunciaram; divulgação do Disque 100, canal gratuito de denúncia; e um fluxograma para a escuta qualificada das vítimas pelos profissionais do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, para que a criança ou adolescente vítima de violência sexual não seja revitimizado. A COMAC atua nesta Campanha desde a sua elaboração e este ano realiza a I Semana COMAC de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes para que os alunos da instituição possam também estar atentos a estas situações e denunciar.

Parceira do Programa Estadual SOS Crianças Desaparecidas, a COMAC realizou, em março, atividades alusivas a Semana Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida. Nesta atividade, os alunos do Curso de Patrulheiros identificaram, através de pesquisas, que um dos grandes problemas de desaparecimento de jovens refere-se às crianças e adolescentes do sexo feminino e que a internet, os maus tratos e os conflitos familiares são hoje as maiores causas dos desaparecimentos.



Voltar


Casando com Estilo



Topo