Edição: segunda-feira, 06/11/2017
Compartilhe:

  ENEM

Enem: número de inscritos em Petrópolis diminuiu  19,8%

Ao todo, 7.349 participantes estão confirmados na edição deste ano na cidade

Vitor Garcia - vitorgarcia@diariodepetropolis.com.br

 

Aguardado por milhões de brasileiros, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 será aplicado em dois domingos, sendo, hoje (5) e dia 12 de novembro. Em Petrópolis, 7.349 pessoas se inscreveram nas provas aplicadas pelo Inep, representando 1,66% em todo o estado. Se comparado ao ano anterior, quando participaram 9.172 pessoas, esta edição obteve uma queda de 19,8% no número de inscritos na cidade.

Fazendo a prova pela segunda vez, a estudante Thaysa Caroline, de 17 anos, comemorou a mudança no dia de aplicação do exame.

- Fiz a prova teste no ano passado, mas esse ano é para valer. Dá um pouco de medo, mas, acredito que vai ser muito mais fácil fazer em dois domingos. Em apenas um fim de semana fica muito puxado, bem cansativo – disse a jovem, que tem o objetivo de cursar Engenharia Civil na Universidade Federal de Juiz de Fora.

- Me sinto preparada. Durante o ano me preparei através das aulas normais na escola, aplicativos que ajudam o aluno a ter um bom desempenho na prova, além dos simulados online e vídeo aulas. Estou bem ansiosa, mas acredito ter uma boa notícia após as notas.

No estado do Rio de Janeiro, 440.836 pessoas estão inscritas, representando 6,5% do total de 6.731.203 participantes. Se comparada a 2016, a queda no número de inscrições também chega a 19,8%, quando 550.179 pessoas fizeram o exame. As quedas nos números é consequência do Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio, tarefa que voltou ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

De acordo com o Inep, no estado do Rio de Janeiro, 39,7% dos participantes são pagantes; 38,7% foram isentos da taxa de inscrição em função da Lei ou do Decreto e 21,6% obtiveram a gratuidade automática por estarem concluindo o Ensino Médio na rede pública em 2017. Em relação à situação de ensino; 60,1% já concluiu o Ensino Médio; 29,6% é concluinte este ano; e 9,1% concluirá após 2017 (treineiro). Do total de participantes do Rio, 58,9% são mulheres e 41,1% são homens.

Hoje, os portões serão abertos às 12h e o fechamento acontece às 13h. Nos 30 minutos seguintes, os participantes receberão procedimentos de segurança na sala de prova. Neste primeiro domingo, o exame inicia às 13h30 e tem até às 19h para ser concluído. As provas aplicadas serão de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração.

Psicóloga alerta para a ansiedade durante a prova

 

O Enem é uma das provas mais aguardadas por aqueles que sonham em ingressar em uma universidade. Em um momento decisivo na vida de muitas pessoas, o estresse e a ansiedade podem impedir um bom desempenho durante a prova. Diante disso, a psicóloga Stella Kappler dá algumas dicas para que o participante faça a prova com tranquilidade.

- Muitos sofrem muita pressão, não só da família, mas também do meio social, escola e amigos, para passar nessa etapa. Nesse momento, não adianta ficar fazendo maratona de estudo às vésperas. É importante que a pessoa saiba o que a ajuda a relaxar. O método que um utiliza, nem sempre é bom para todos. Meditação e outros exercícios de relaxamento e respiração podem ajudar. Dormir bem e se alimentar adequadamente também são fundamentais – disse.

A psicóloga ainda atenta para a importância da família nessa ocasião.

- É importante que os pais colaborem. Não deve haver muita cobrança, principalmente nos dias que antecedem o evento e até mesmo na data marcada para o exame. A busca por resultados, muitas vezes negligencia a saúde psicológica desses indivíduos.

Stella ainda aponta alguns sintomas típicos de ansiedade.

- A taquicardia (coração acelerado), sudorese (suor em excesso) e falta de concentração. Esse último pode ser um fator prejudicial, porque, se há falta de atenção ou concentração, não é possível se recordar do conteúdo aprendido – concluiu.

Ônibus fazem horário de domingo

De acordo com o Setranspetro, a maioria dos alunos do ensino médio são da rede estadual e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação, não determinou o desbloqueio dos cartões utilizados nos ônibus. Além disso, a operação dos coletivos não será alterada, mantendo o horário de domingo dos ônibus.



Compartilhe:



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior