Edição: domingo, 12/11/2017
Compartilhe:

  Geral

Enem: participantes dão último passo para ingressarem na universidade

Hoje serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração

Vitor Garcia = vitorgarcia@diariodepetropolis.com.br

 

Aguardado por milhões de brasileiros, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano chega a sua última etapa. Divididos pela primeira vez em dois domingos, os alunos expõem hoje seus conhecimentos em Matemática e Ciências da Natureza, com o tempo máximo de duração de até 4h30. É importante que o participante não perca a hora e saia de casa com antecedência. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h.

Fazendo o Enem pela primeira vez, a estudante Maria Vitória Lopes, de 19 anos, conta que estudou para o exame através de livros e revela uma das maiores dificuldades: matemática.

- Minha expectativa é conseguir dar o meu melhor, e por isso estou me empenhando para fazer uma boa prova dentro do tempo proposto. Estudei com base em alguns livros preparatórios para o exame. Uma das maiores dificuldades que encontrei nos estudos foi matemática, mas acredito que tudo vai dar certo – contou a estudante.

Professora de matemática há 32 anos, Andréa Ferreira explica que a matemática, tão temida por muitos inscritos no exame, não é um “problema” como muitos imaginam.

- A disciplina requer atenção, raciocínio lógico. Os participantes não precisam ter esse “trauma” pelos números, onde em muitos casos as pessoas entram em desespero. São problemas do dia a dia, que também requer a interpretação e ligação de informações.

Andréa ainda explica alguns conceitos importantes durante as questões de matemática.

- É necessário que o participante entenda o que o problema oferece e quais são os caminhos mais fáceis em sua visão para chegar à resposta. São diversas maneiras que cada um pode encontrar, cada um chega à resposta de um jeito. Quem fez algum tipo de treinamento na escola usará fórmulas, mas quem está há um tempo sem fazer, pode tentar formas do dia a dia – disse.

A professora ainda dá conselhos para quem está prestes a concluir o segundo dia de provas.

- Ficar calmo é o principal, não adianta se desesperar. Em seguida, é necessário ter paciência, tentar montar a situação que a questão propõe. Todos são capazes de conseguir, é só ter calma e acreditar que tudo vai dar certo – concluiu.

Em Petrópolis, 7.349 pessoas se inscreveram nas provas aplicadas pelo Inep, representando 1,66% em todo o estado. Se comparado ao ano anterior, quando participaram 9.172 pessoas, esta edição obteve uma queda de 19,8% no número de inscritos na cidade.

No estado do Rio de Janeiro, 440.836 pessoas estão inscritas, representando 6,5% do total de 6.731.203 participantes. Se comparada a 2016, a queda no número de inscrições também chega a 19,8%, quando 550.179 pessoas fizeram o exame. As quedas nos números é consequência do Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio, tarefa que voltou ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

 Ônibus fazem horário de domingo

De acordo com o Setranspetro, a maioria dos alunos do ensino médio são da rede estadual e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação, não determinou o desbloqueio dos cartões utilizados nos ônibus. Além disso, a operação dos coletivos não será alterada, mantendo o horário de domingo dos ônibus.



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior