Edição: terça-feira, 14/11/2017
Compartilhe:

  ENEM

Enem: segundo dia de prova foi mais difícil

 

Vitor Garcia - vitorgarcia@diariodepetropolis.com.br

Cerca de sete mil candidatos participaram no domingo (12), do segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Petrópolis. Com um total de 90 questões de múltipla escolha, os inscritos realizaram a avaliação de Matemática e suas tecnologias, e de Ciências da Natureza e suas tecnologias, com o prazo de 4h30 para a conclusão do exame. A divulgação dos gabaritos está prevista para esta quinta-feira (16).

Avaliando o primeiro dia como mais fácil, a corretora de imóveis, Cláudia Mello, de 47 anos, apontou algumas dificuldades do último domingo.

- A grande quantidade de fórmulas nas questões foi um dos pontos que me deixou um pouco preocupada. Ainda assim, consegui resolver parte delas que contavam com raciocínio lógico. Agora é só aguardar o resultado, levando em consideração que a primeira prova, que havia a redação, eu me senti mais segura – disse.

Para a estudante Débora Fialho, de 18 anos, o segundo dia do exame foi bem complicado e por diversas vezes as questões geraram dúvidas.

-  Foi tranquilo, apesar de achar que as questões que ali estavam eram um pouco mais difíceis do que as que aprendi na escola. As de matemática foram razoáveis – contou.

Em Petrópolis, 7.349 pessoas se inscreveram nas provas aplicadas pelo Inep, representando 1,66% em todo o estado. Se comparado ao ano anterior, quando participaram 9.172 pessoas, esta edição obteve uma queda de 19,8% no número de inscritos na cidade.

No estado do Rio de Janeiro, 440.836 pessoas estão inscritas, representando 6,5% do total de 6.731.203 participantes. Se comparada a 2016, a queda no número de inscrições também chega a 19,8%, quando 550.179 pessoas fizeram o exame. As quedas nos números é consequência do Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio, tarefa que voltou ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

 

Gabarito oficial do Enem 2017 será divulgado na quinta-feira

O gabarito oficial do Enem será divulgado na próxima quinta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A correção das provas é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Dessa forma, um item em que grande número dos candidatos acertarem será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

Por isso, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas. Dois candidatos que acertarem o mesmo número de questões podem ter pontuações diferentes.  O estudante só tem como saber a nota final no Enem quando o resultado sair.

A correção é feita por meio de um sistema de reconhecimento no qual a Fundação Getúlio Vargas e a Cesgranrio extraem os dados com as respostas das questões objetivas de cada participante, durante a etapa de digitalização. Por isso, é imprescindível que o preenchimento do cartão-resposta tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta.

O Boletim de Desempenho deverá ser disponibilizado aos participantes em 19 de janeiro de 2018.



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior