Edição anterior (1404):
sexta-feira, 14 de setembro de 2018
Ed. 1404:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1404): sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Ed.1404:

Compartilhe:

Voltar:


  Inscrições

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de informática

11 Centros de Inclusão Digital estão em pleno funcionamento

Uma boa dica para quem está em busca de cursos de informática gratuitos é fazer a inscrição nos Centros de Inclusão Digital – CIDs – da prefeitura. Atualmente 11 estão em funcionamento nos bairros: Centro, Manoel Torres, Quissamã, Nogueira, Pedro do Rio, Itaipava, Comunidade Oswaldo Cruz, Vale do Cuiabá. Retornarão em breve o Liceu Municipal Carlos Chaga - Barão do Rio Branco, Posse, Vila São José e Quitandinha, São Sebastião. Os CIDs são equipados com computadores com acesso à internet. Nos laboratórios, crianças, jovens e adultos têm a oportunidade de participar de aulas de introdução à informática.

Os CIDs voltaram a funcionar nesse ano graças a uma força tarefa da prefeitura, através do Departamento de Políticas Públicas de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com as comunidades. Cento e cinquenta máquinas estão em funcionamento e 300 pessoas já estão participando dos cursos.

“Do total de 54 CIDs, 48 foram desativados em 2016 e, desde o ano passado a prefeitura vem somando esforços para que todos voltem a funcionar com o maquinário e mão de obra necessária. A intenção é de que todos estejam em perfeito funcionamento. Todas as manutenções necessárias são realizadas pela própria Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

Nos CIDs atuam estagiários e instrutores da prefeitura. Eles possuem um plano de aulas que norteia os conteúdos dos cursos. Nessa semana voltou a funcionar o CID da Comunidade Oswaldo Cruz. No local estão sendo oferecidas 50 vagas.

“A comunidade está animada, principalmente as crianças que adoram tecnologia”, afirmou o presidente da Associação de Moradores, Reinaldo de Souza Santos.

No CID que funciona no Terra Santa, são atendidas crianças, adolescentes e até o público da 3ª idade. “As aulas ocorrem de acordo com a faixa etária. Eles aprendem desde noções básicas da informática até a informática avançada. As crianças da escola Terra Santa adoram as aulas, gostam, principalmente, quando podem apreciar os jogos”, explicou a instrutora Ana Lúcia Kapps.

Ana Júlia Ferreira tem 6 anos e está no 1º ano do ensino fundamental. Nas aulas no laboratório ela gosta de jogar e digitar histórias. “Eu adoro tudo. Aprendi muita coisa e fico feliz quando posso digitar as histórias. Também gosto dos jogos de quebra cabeça”, disse.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, a reativação dos espaços com a garantia do serviço e manutenção dos equipamentos é o objetivo principal. “Os CIDs que estavam abertos antes dessa gestão funcionavam de forma precária e com as máquinas em péssimo estado. Antes de anunciar as vagas, tivemos a preocupação de garantir o funcionamento de todas as máquinas para que o atendimento ofertado seja de qualidade. Uma equipe do Departamento de Ciência e Tecnologia está visitando regularmente esses espaços e garantindo as manutenções necessárias para o bom funcionamento”, disse.

As inscrições para os cursos podem ser feitas diretamente nos CIDs. “Em caso de dúvidas, as pessoas podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. As manutenções dos computadores são feitas no CERT”, explica Leonardo Sindorf, assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e responsável pela fiscalização nos CIDs. O telefone da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é 2233-8135 - ramal: 2085.

“Alguns cursos estão em andamento e outros estão com inscrições abertas, dependendo da programação de cada CID por isso é importante que os interessados entrem em contato direto com os instrutores nos CIDs”, contou o diretor do Departa mento de Políticas Públicas de Ciência e Tecnologia, Marcelo Simões.

Confira os endereços dos CIDs em funcionamento:

Rua Nossa Senhora da Aparecida, Centro.

Rua Manoel Torres, nº 395, Manoel Torres – CEI A Sementeira

Rua Visconde de Souza Franco, 474 - Casa da Cidadania

Rua Quissamã, n° 1737 – 3ª Igreja Batista

Avenida Leopoldina, nº 590 – Nogueira

Estrada da União e Indústria, nº 18060 - Itaipava

Rua Capitão José Leal, s/n (Antiga Estação), Pedro do Rio – Centro Cultural

Rua Monsenhor Bacelar, nº 590, Centro. – Terra Santa

Rua Souza Filho n° 590, Centro

Rua General Rondon, nº 1377 - Quitandinha

Estrada Ministro Salgado Filho, nº 4825 – Vale do Cuiabá (atende alunos da Escola Santo Antônio Padre Quinha)

 



Edição anterior (1404):
sexta-feira, 14 de setembro de 2018
Ed. 1404:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1404): sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Ed.1404:

Compartilhe:

Voltar:

Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior