Edição anterior (1458):
quarta-feira, 07 de novembro de 2018
Ed. 1458:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1458): quarta-feira, 07 de novembro de 2018

Ed.1458:

Compartilhe:

Voltar:


  Educação

Estudos sobre o cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação são apresentados durante Pré-conferência da Educação

Encontro ocorreu no Salão Nobre da UCP

 

Professores, pais, alunos e servidores da rede municipal participaram nessa terça-feira (06.11) da Pré-conferência da Educação. Aproximadamente 200 pessoas prestigiaram o evento que teve como objetivo apresentar os estudos sobre o cumprimento das metas previstas no Plano Municipal de Educação – estabelecido em 2015.

“O cumprimento das metas bem como a identificação das ações que devem ser realizadas são importantes para que o poder público possa colocar em prática iniciativas que permitam alcançar as metas do Plano Municipal. Agradeço a participação dos servidores e demais representantes de instituições, além de pais de alunos pela colaboração”, diz o prefeito Bernardo Rossi.

 

Durante a Pré-conferência, docentes, não docentes, pais/comunidade, alunos, gestores, Secretaria de Educação, representantes do Conselho Municipal de Educação e profissionais da educação da rede privada tiveram acesso aos estudos feitos sobre as metas.

“O Plano é de todo o município e é muito importante que os representantes de todas essas instituições compreendam isso. Através da educação podemos mudar realidade, por isso agradeço a participação de todos nessa discussão”, afirmou a secretária de Educação, Marcia Palma.

O presidente do Conselho Municipal de Educação, Jelcy Corrêa, destacou a participação popular no processo. “Essa é uma forma de conferirmos, enquanto sociedade, se o que foi estabelecido está sendo cumprido. Todos nós que temos esse compromisso com a educação devemos participar ativamente dessas discussões. Fico feliz em ver as pessoas conversando sobre assuntos tão importantes”.

Para facilitar as discussões, as metas foram separadas em eixos: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Superior, Valorização Profissional e Financiamento, Formação Docente, Educação, Infantil, Educação Especial e Gestão Democrática.

Por exemplo: a meta 15 do Plano Municipal que aborda o tema “Formação de professores” estabelece que deve ser garantida a formação dos profissionais da educação e que todos os professores da educação básica possam ter formação específica de nível superior na sua área de atuação. Durante os estudos, a equipe técnica levantou que 67% dos professores da educação básica têm curso superior na sua área de atuação, segundo os números do Censo. Para atingir a meta, de 100% dos professores com formação em nível superior na área de atuação, algumas estratégias foram estabelecidas, como, por exemplo, o fomento de programas de formação por meio de parcerias com universidades públicas.

Professora da rede municipal, Andreza Chaves se inscreveu para participar da Pré-conferência como representante de pais de alunos. “Como mãe e avó de alunos da rede municipal, acho importante a participação nesse evento. Através da Pré-conferência tivemos a oportunidade de conhecer os estudos que foram feitos, o que está sendo cumprido e o que deve ser feito para o Plano seja cumprido. Muito gratificante participar desse momento”.

Durante a Pré-conferência também foram escolhidos os delegados que terão poder de voto na Conferência da Educação que será realizada nos dias 13 e 14 de novembro.

Inscrições para Conferência da Educação no site da prefeitura

A Conferência da Educação será realizada nos dias 13 e 14 de novembro, também no Salão Nobre da UCP. As inscrições poderão ser feitas no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) do dia 7 de novembro até o dia 11. Nos dois dias de Conferência da Educação o credenciamento começará às 8h. No dia 13, às 9h será feita a abertura oficial. Nesse dia também ocorrerá uma palestra com Cintia da Luz, representante do Ministério da Educação, leitura do regimento e início da apresentação das 20 metas. Já no dia 14 a apresentação das notas técnicas terá continuidade.

Sobre o Plano Municipal de Educação:

O artigo 4º da Lei Municipal nº 7.619 de 26 de dezembro de 2017 prevê que as metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação – criado em 2015 – devem ser discutidas em Conferência, a cada três anos.

O Plano Municipal de Educação estabelece metas e previsões de cumprimento para assuntos importantes na educação como a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, manutenção   e desenvolvimento do ensino fundamental, da educação infantil e da educação inclusiva, valorização dos profissionais de educação e fortalecimento  da  gestão  democrática  da educação.



Edição anterior (1458):
quarta-feira, 07 de novembro de 2018
Ed. 1458:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1458): quarta-feira, 07 de novembro de 2018

Ed.1458:

Compartilhe:

Voltar:

Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior