Edição: sábado, 07/04/2018
Compartilhe:

  Geral

Febre amarela: 17 macacos encontrados mortos ainda estão sob análise

Vitor Garcia vitorgarcia@diariodepetropolis.com.br

Um macaco foi encontrado morto durante esta semana, na Comunidade do Vale dos Esquilos, no Retiro. Ao todo, já foram recolhidos na cidade 48 primatas, desde janeiro, de acordo com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica. Destes, 30 obtiveram resultado de laudo negativo referente ao vírus da febre amarela, e apenas um foi constatado com a doença. Outros 17 animais estão sob análise no Instituto Veterinário Jorge Vaitsman, no Rio de Janeiro.

No último caso, o animal foi encontrado com sinais de atropelamento, em uma rua da região. Entretanto, por medidas de vigilância, o macaco foi encaminhado para passar por exames. Os laudos são divulgados pelo Governo do Estado.

Vale ressaltar que o macaco não transmite a febre amarela diretamente para humanos. O animal é um importante sentinela, já que aponta para a presença do vírus em determinada área. Ao encontrar um primata morto ou doente, é importante que a Vigilância Ambiental seja acionada imediatamente, através do telefone (24) 2231-0841, em Petrópolis.

Já o local deve permanecer protegido e o animal não pode sofrer nenhum tipo de manipulação para que não comprometa a análise do material.

Prevenção

A única forma de evitar a doença é através da vacinação. No Brasil, o imunizante é desenvolvido pelo laboratório Bio-Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desde 1937. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida.

Em Petrópolis, 198 mil doses de vacina contra Febre Amarela foram aplicadas. O município mantém a vacina disponível em 15 unidades de saúde com rotina de vacinação. Foram recebidas, neste ano, mais 60 mil doses.

Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.



Compartilhe:


Casando com Estilo







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior