Edição anterior (1424):
quinta-feira, 04 de outubro de 2018
Ed. 1424:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1424): quinta-feira, 04 de outubro de 2018

Ed.1424:

Compartilhe:

Voltar:


  Geral

Feirantes de Petrópolis participam de capacitação sanitária

Vendedores de produtos alimentícios que atuam na feira livre do Centro – Rua Souza Franco – participaram nessa quarta-feira (03.10) de uma capacitação realizada pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa). O encontro fez parte de uma série de encontros destinados aos feirantes com o objetivo de orientar sobre as boas práticas do comércio e manipulação de alimentos.

 

A ação é educativa e tem o objetivo de orientar e tirar dúvidas também foi realizada, em setembro, com os vendedores de produtos de origem animal, como carnes, frangos, ovos, leites e derivados, além daqueles que vendem hortaliças, e conservas - doces, geleias e temperos.

“Montamos um cronograma de capacitações para entender a realidade vivenciada pelos 327 feirantes da feira do Centro para orientá-los com relação as boas práticas de higiene. O último encontro foi esse com os que manipulam alimentos como lanches. O risco de transmissão de doenças através dos alimentos é uma realidade que pode e deve ser evitada”, explicou a coordenadora de Vigilância Sanitária, Dayse Carvalho.

Ainda segundo Dayse Carvalho, o trabalho de orientação continuará. “A partir de novembro e até janeiro de 2019 a Vigilância vai manter um plantão na feira do Centro, as terças-feiras, das 9h às 11h, para tirar dúvidas dos feirantes”. O trabalho conta ainda com o auxílio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do Departamento de Agricultura, Comdep e Secretaria de Obras e Serviços”. O plantão da Vigilância Sanitária será realizado na Casa do Feirante – ponto de apoio da feira que funciona na Rua Souza Franco.  

A partir de junho de 2019 a Vigilância realizará inspeções periódicas na feira. “A intenção da Vigilância é a de tirar dúvidas e auxiliar os feirantes para garantir a saúde inclusive dos trabalhadores. Sabemos o quanto o trabalho é árduo, não importa se tem sol ou chuva, os produtores precisam vender. É um segmento de negócio que garante o sustento de muitas famílias por isso é importante que as regras sanitárias atualizadas estejam ao alcance de todos. O trabalho de orientação não para”.

           Feira do Alto da Serra funcionará no Centro no dia das eleições

Durante o 1º e 2º turno das eleições – 7 e 28 de outubro, respectivamente, a feira do Alto da Serra vai ocorrer no Centro, na Rua Souza Franco, atendendo a uma determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

Segundo o TRE a mudança é necessária para garantir a locomoção dos cidadãos e prevenir problemas na retenção na localidade, já que a Rua Teresa, na altura do BNH do Alto da Serra, fica fechada durante o funcionamento da feira livre.

O Departamento de Agricultura explica que o funcionamento da feira no Centro ocorrerá normalmente. “É uma situação pontual e necessária para garantir que a locomoção das pessoas ocorra da melhor forma possível no Alto da Serra. Os feirantes poderão montar e desmontar as suas barracas no horário habitual”, disse José Mauricio Soares, diretor do Departamento de Agricultura.

As feiras ocorrem das 6h às 13h30. A mudança de local está prevista apenas no Alto da Serra. As demais feiras de domingo, que ocorrem no São Sebastião, Itamarati, Corrêas, Nogueira e Duarte da Silveira estão mantidas.



Edição anterior (1424):
quinta-feira, 04 de outubro de 2018
Ed. 1424:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1424): quinta-feira, 04 de outubro de 2018

Ed.1424:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior