Edição anterior (1452):
quinta-feira, 01 de novembro de 2018
Ed. 1452:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1452): quinta-feira, 01 de novembro de 2018

Ed.1452:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Feriadão prolongado com pontos turísticos de portas abertas e diferentes opções de lazer

            Quem escolher Petrópolis para passar o feriado prolongado de Finados não deverá se arrepender. No período de 02 a 04 de novembro, a Cidade Imperial oferece, além de seus já tradicionais circuitos turísticos - com atrativos de portas abertas para receber os visitantes -, opções como festival de cerveja artesanal, Circuito Imperial de Bandas Marciais, Futmesa, shows, peças de teatro, entre outros eventos – muitos gratuitos! A expectativa dos hotéis para o período é boa. A prévia da ocupação hoteleira feita nesta quarta-feira (31.10) já aponta 55,9% de ocupação em toda cidade – número maior do que registrado no mesmo período do ano passado (51,7%).

            Na baixa temporada, os números na cidade têm mostrado que Petrópolis é destino turístico o ano todo. No último feriado, 12 de outubro, o movimento de visitantes superou as expectativas chegando a 91%. Neste feriado, o número deverá ficar ainda maior, já que a ocupação real costuma superar a prévia.

            Para os que gostam de um passeio cultural, os museus da cidade estarão abertos durante todo o feriadão. Antiga casa de verão de D. Pedro II, o Museu Imperial abre de 10h30 às 18h, sendo que a bilheteria funciona de 10h às 17h. Já o Museu Casa de Santos Dumont começa a funcionar às 9h e vai até 17h30, sendo que a bilheteria fecha às 17h. No Museu Casa do Colono, a visitação vai de 8h30 às 16h.

Segundo o prefeito Bernardo Rossi, Petrópolis está preparada o ano todo para receber os visitantes. “O turista que vier será muito bem recebido e terá diversas opções de cultura e lazer. Além disso, o feriadão também é uma boa oportunidade para o petropolitano  visitar nossos pontos turísticos, aproveitar os parques e a programação da cidade”, destaca.

Outros atrativos como Casa da Ipiranga, Casa Stefan Zweig, La Grande Vallée (Casa do Pequeno Príncipe), o Museu de Cera, o Museu de Porcelana, o Palácio Amarelo, o Palácio de Cristal, e diversos outros, também funcionam no feriado e no fim de semana.

Celebrações especiais nas igrejas

            A maioria das igrejas da cidade também abre normalmente no feriado. A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na Montecaseros, por exemplo, ainda vai contar com uma celebração especial, com um Concerto Espiritual de Finados, às 16h, no dia 02. O concerto terá a participação do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis e da Orquestra Filarmônica de Petrópolis. A igreja fica aberta durante todo o fim de semana.

            A igreja mais procurada em Petrópolis, a Catedral São Pedro de Alcântara, também estará de portas abertas durante todo o feriado, com missas às 8h e 18h no dia de Finados. Já a Nossa Senhora do Rosário também abre normalmente, com missas às 7h e 12h15 no dia 02.

Atrações para todos os gostos

            Para os que pretendem curtir a programação da cidade, opções não vão faltar. No Centro Histórico, entre os destaques está o Petrópolis Beer Festival, que comemora seu primeiro aniversário ocupando mais uma vez os jardins do Palácio de Cristal, da véspera do feriado de Finados, quinta-feira (1º.11), até domingo (04.11). Serão quatro dias com muita cerveja artesanal, gastronomia, programação cultural, recreação infantil, e diversão para toda a família. Entre as atrações musicais estão estilos para todos os gostos, como rock, pop, jazz, entre outros.

            “São inúmeras as opções para petropolitanos e visitantes aproveitarem o feriadão na cidade. Temos procurado firmar parcerias com a iniciativa privada, como é o caso do Petrópolis Beer Festival, para deixar a cidade sempre movimentada e criar novas experiências”, explica o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

            Ainda no Centro, de sexta a domingo, a Cervejaria Bohemia abre as portas para mais uma ediçãoda Feira Trama Design, das 10h às 21h, para atender turistas e petropolitanos. O evento tem comoobjetivo fortalecer as empresas locais, fomentando o encontro entre as pequenas marcas e os consumidores. Além disso, a cervejaria também conta uma programação cultural durante o feriado.

Já quem estiver passando pela Praça D. Pedro, no sábado (03.11), poderá acompanhar, a partir de 16h, uma apresentação da Banda Marcial Imperial Petropolitana, dentro da programação do Circuito Imperial de Bandas Marciais.

No Theatro D. Pedro, a programação começa já na véspera de feriado, dia 1º, com o show “Cazuza em Bossa Nova”, com Roberto Mescal, Rodrigo Santos e Leila Pinheiro, às 20h. No sábado, 03, será a vez da peça “Os Cadernos de Kindzu”, a partir 20h, que é baseada na obra “Terra sonâmbula” e no universo do escritor moçambicano Mia Couto. No dia seguinte, 04, às 19h, o teatro recebe o espetáculo “Moradas do Pai”, que surgiu do latente desejo da diretora, escritora e atriz teatral Heloisa Seiblitz de fazer algo em prol do conhecimento, entendimento e reflexão sobre temas polêmicos e atuais.

            Nos distritos, o Shopping Vilarejo promove, durante todo o feriadão, um evento pioneiro no Estado do Rio de Janeiro, o Futmesa do Anjinho do Flamengo, um dos mais marcantes personagens do Futebol Brasileiro. Criado em Luxemburgo, na Europa, o novo esporte é mundialmente conhecido como Teqball, traduzido no Brasil para Futmesa e vem se popularizando a cada dia que passa. No Parque Municipal, em Itaipava, o público encontra o IV Encontro de Viaturas Militares Antigas, de 02 a 04 de novembro, com entrada franca.

            Por toda cidade, é possível encontrar programação especial para este feriadão, incluindo ainda os polos gastronômicos, hotéis, shoppings, centros culturais, entre outros. 



Edição anterior (1452):
quinta-feira, 01 de novembro de 2018
Ed. 1452:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1452): quinta-feira, 01 de novembro de 2018

Ed.1452:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior