Edição: quinta-feira, 09/11/2017
Compartilhe:

  Geral

Feriados refletem negativamente nos estoques do Banco de Sangue

Vitor Garcia - vitorgarcia@diariodepetropolis.com.br

 

“Situação desesperadora para preocupante” é a frase utilizada pelos captadores do Banco de Sangue Santa Teresa, nos últimos dias. Por conta dos três feriados prolongados em novembro, os estoques estão sofrendo uma baixa de 28,5% na meta diária de doações. Para driblar o problema, ações estão previstas ao longo do mês, para que o número de doadores acompanhe a alta demanda na cidade.

De acordo com o captador de doadores, Rodrigo Moreira, fatores estão prejudicando o Banco, que está recebendo apenas 50 doações diariamente, quando precisaria de 70.

- Os feriados e a mudança do tempo têm contribuído para essa baixa, que pode trazer grandes problemas nos próximos dias, caso não seja revertida. Coincidentemente, houve um aumento significativo no número de transfusões, que estão chegando a 700 mensalmente. Além disso, os sangues tipo A positivo e O positivo, considerados os mais frequentes no país, presentes em cerca de 36% e 37% da população, estão em falta – afirmou.

Com início na próxima sexta-feira (10), o movimento “Novembro Vem Doar” é uma das ações em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, no dia 25. Com essa ação especial, até o final do mês, os doadores serão homenageados com brindes comemorativos alusivos à data.

O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes atendidos em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que dependem dessas doações todos os dias.

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 6 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

Foto - Arquivo DP



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior