Edição: domingo, 17/06/2018
Compartilhe:

  Cidade

Formado em direito, vendedor ambulante ganha pós-graduação

Conhecido pela venda de amendoins, novo advogado fez sucesso nas redes sociais

Vitor Garcia – Especial para o Diário

 

 O empresário Sandro Delgado e Marcos Luis Xavier

Marcos Luis Xavier, vendedor ambulante no Centro de Petrópolis e recém-formado em direito, caiu nas graças dos internautas há menos de um mês, após matéria publicada pelo Diário de Petrópolis. Na ocasião, ele contou os desafios e dificuldades que enfrentou até a sua formação em um curso superior. Diante da grande repercussão, o novo advogado agora conta com um novo desafio, ao ser surpreendido esta semana com uma bolsa gratuita de pós-graduação.

Alcançado pela história de superação e coragem, o empresário Sandro Delgado, sócio de uma empresa de ensino no Rio de Janeiro, entrou em contato com a nossa equipe, presenteando Marcos com uma pós-graduação, à escolha do novo aluno.

- Nos sensibilizamos com a força de vontade dele, pois é um homem que se enquadra nos padrões de alunos que temos aqui, sendo responsável e interessado pelo que faz. Com mais de 23 mil alunos espalhados pelo país, o Marcos certamente será uma inspiração para todos os nossos matriculados. Além disso, vamos ajudar no pagamento do seu certificado digital, que ainda não foi retirado por problemas financeiros. E, vamos ver o que pode acontecer daqui pra frente, não descartando o surgimento de novas oportunidades – disse o empresário.

Escolhendo o curso de Ciências Criminais, o advogado terá 18 meses para concluir os estudos, que ganhou através da parceria entre a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a empresa Pós-Graduação Online. Na sede do Diário, ele recebeu todo o material necessário e a carteirinha de estudo.

- Não tenho palavras para descrever tudo isso que está acontecendo. Quem trabalha na rua, muitas vezes não é “visto” pelas pessoas. É como se não existíssemos. Com humildade, subindo degrau por degrau, após 46 anos de vida estou colhendo os frutos de um esforço. Obrigado por estenderem a mão para mim. Vou começar as aulas essa semana ainda – disse Marcos Xavier, emocionado.

Com uma bolsa 100% gratuita, o novo matriculado terá todo um acompanhamento, podendo usufruir dos benefícios que a empresa oferece, consultando professores, tendo prazo e orientação para o desenvolvimento de monografia e encaminhamento para o mercado de trabalho. Além disso, durante os estudos ele poderá fazer cursos extras gratuitos que a plataforma online oferece.

- O curso existe há três anos, com o objetivo de buscar a qualificação dos estudantes. No ramo jurídico, a especialização é fundamental, senão o aluno perde o foco. A faculdade prepara a pessoa para o básico, mas ela precisa dar prosseguimento à carreira. Mas, com a correria do dia a dia, as pessoas não tem tempo para continuar em alguns casos. Então, investimos no aprendizado online, em alta no mercado, onde levamos a educação aos alunos, de acordo com a disponibilidade de cada um – disse Sandro Delgado.

Repercussão surpreende

Nas redes sociais, o número de pessoas que conheceram a história de Marcos ultrapassou a marca de 100 mil, pelo menos na página do Jornal Diário de Petrópolis, no Facebook. A matéria, replicada por diferentes sites, chegou a tomar proporção nacional, ao ser reescrita por um conhecido site, que aborda assuntos referentes à educação no país.

- Eu fiquei muito surpreso com o alcance da minha história de vida. Fui procurado por emissoras locais, além da TV Justiça, que realizou contato comigo. Também recebi a ligação de emissoras de rádio petropolitanas, e, quando pesquisei na internet por “vendedor de amendoim em Petrópolis”, vi que já estava em muitos sites – contou o advogado.

No dia seguinte, a abordagem nas ruas foi ainda maior, de acordo com o vendedor.

- Muitas pessoas que eu não conheço estão me parando na rua fazendo elogios. Quando vendo algum amendoim, eles falam que conheceram as minhas dificuldades até a formação na faculdade. Está sendo uma experiência totalmente nova para mim – concluiu.

História inspiradora

Vendedor no Centro Histórico, desde os oito anos de idade, Marcos precisou deixar os estudos, ainda jovem, para se dedicar ao serviço. Entretanto, em 2004 viu a necessidade em entrar em um curso de informática, que consequentemente o impulsionou a concluir os estudos em 2005. Mesmo com o ensino médio completo, a dedicação pelos estudos o levou à tentativa em ingressar em uma universidade, no ano seguinte. Fazendo apenas três disciplinas, problemas financeiros o fizeram parar.

Casado e pai de gêmeas, o morador do bairro Meio da Serra insistiu no sonho, voltando a estudar em 2011. Concluindo cada etapa aos poucos, ao final de 2016 o ambulante conseguiu se formar. Logo após, fez algumas tentativas na prova da OAB.

No início deste ano, o vendedor recebeu o resultado de aprovação. A carteirinha foi liberada no dia 11 de maio, quando sua família foi à sede da Ordem dos Advogados, em Petrópolis, acompanhando a conquista de Marcos, o que gerou a sua primeira repercussão.



Compartilhe:


Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior