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  Geral

Fortalecimento da educação em tempo integral: monitores participam de formações promovidas pela Secretaria de Educação

A rede municipal deu um salto em 2018 na oferta de vagas em unidades escolares que oferecem ensino integral: 800 estudantes matriculados em 8 escolas passaram a participar de atividades diferenciadas no contraturno. Em 2016, apenas quatro escolas ofereciam esse tipo de atendimento. A Secretaria de Educação estuda o aumento na oferta nos próximos anos, e, para fortalecer o aprendizado, formações foram realizadas durante o ano com os monitores do PIAC - Programa Integrado de Atendimento à Criança.

 

 “O PIAC possibilitou o aumento de carga horária diária nas unidades visando garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais”, explica a secretária de Educação, Samea Ázara.

 

Atualmente, as escolas que atendem em horário integral são: Ana Mohammad (Sargento Boening), Soroptimista (Pedras Brancas), Leonardo Boff (Duarte da Silveira / Contorno), Colégio Gunnar Vingren (Valparaíso), Professor Nilton São Thiago (Nogueira), São Francisco de Assis (Moinho Preto), São João Batista (Duarte da Silveira), Dom Pedro de Alcântara (BR-040).

Além dessas, duas escolas oferecem atendimento integral a partir de projetos distintos: Escola Santo Antônio do Vale do Cuiabá / Padre Quinha e o Centro Educacional Comunidade São Jorge.

A última formação ocorreu no mês de setembro e reuniu 51 monitores. O tema abordado foi “A Escola e a Vida Fora Dela: Menos Muros, Mais Pontes."

“A Educação Integral está na pauta dos atuais debates e propostas de políticas educacionais. O objetivo das formações é o de criar um diálogo que contribua com o direcionamento de práticas pedagógicas nas escolas em Tempo Integral, considerando o território como espaço educativo, criando, assim, pontes e integrando diferentes espaços de aprendizagens”, explica Gloria Vargas, coordenadora da Educação Integral.

Educação integral está prevista no Plano Municipal de Educação e no Plano Nacional de Educação

O Programa Integrado de Atendimento à Criança - PIAC - surgiu com o intuito de atender as demandas da Meta 6 do PME (Plano Municipal de Educação) e PNE (Plano Nacional de Educação). As escolas que atendem integralmente tiveram a oportunidade de escolher os eixos de trabalho desenvolvidos nas oficinas. Todas as escolas elaboraram um plano de trabalho e as ações são avaliadas periodicamente. Vale salientar que os monitores que atuam nas unidades passaram por um processo seletivo de cinco etapas e participam dos programas de formação coletiva.

Temas das oficinas oferecidas na educação em tempo integral: Orientação de Estudos (Linguagem e Matemática); Iniciação Científica (Pedagogia de Projetos); Teatro; Recreação, Jogos e Contestes; Artes; Informática; Inglês; Musicalidade; Literatura e Corpo e Movimento.



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