Edição: sábado, 12/08/2017
Compartilhe:

  Segurança

Gabinete Integrado discute segurança pública na segunda-feira


Encontro definirá utilização do ônibus de videomonitoramento e atuação na Semana da Pátria, entre outros temas

 

 

Questões relacionadas à segurança pública, como o uso do ônibus de videomonitoramento da Guarda Civil, além do planejamento de ações para o desfile de 7 de setembro – Dia da Independência - estão entre os temas que serão discutidos pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) na segunda-feira (14.08). O GGIM é formado por Guarda Civil, policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, CPTrans e secretarias municipais. A reunião acontece no Centro de Cultura Raul de Leoni. No encontro, autoridades trocam informações e debatem assuntos relacionados à segurança para desenvolverem planos e ações conjuntas voltadas para a prevenção de delitos e a repressão da criminalidade.

Durante a reunião autoridades discutirão o uso do ônibus de videomonitoramento. Atualmente, o veículo está na Praça da Inconfidência. A intenção é avaliar e identificar junto com os demais integrantes do GGIM,as novas áreas a serem incluídas no cronograma de monitoramento.

“Em todos os locais onde o ônibus ficou, as ocorrências foram zeradas. Colocar esse equipamento em operação foi extremamente importante para a segurança do município. Agora, nós queremos avaliar junto com as demais forças de segurança que áreas devem ser priorizadas, uma vez que ele é um instrumento que coíbe a prática de ilícitos e contribuipara a segurança dos petropolitanos”, explicou o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.

O ônibus de videomonitoramento foi colocado em funcionamento em janeiro, após três anos e meio sem utilização. Desde então, o equipamento passou por Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), Parque Municipal de Itaipava – durante apoio Expo Petrópolis – Praça Marechal Carmona e Palácio de Cristal – durante a Bauernfest –, antes de ser levado para o atual local.

Também será apresentado às autoridades o planejamento da Guarda Civil em apoio ao desfile de 7 de setembro. A corporação fará a orientação de trânsito, patrulhamento e hasteamento da bandeira de todos os desfiles e vai participar do evento principal, na Rua do Imperador. Os detalhes de como será organizado essa atuação, no entanto, serão definidos durante a reunião.

Serão discutidos ainda projetos que estão sendo elaborados na Guarda, como de instalação de um posto fixo da instituição na Praça da Inconfidência. A instalação da base será feita com ajuda de empresários que atuam na região e terá os mesmos moldes do posto que fica na Praça da Liberdade.

Comsep se reúne no mesmo dia

Após o encontro do GGIM, o Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep) se reúne para discutir alguns outros pontos. Entre eles, o trabalho da Polícia Militar na repressão ao tráfico de drogas na cidade e o canil da Guarda, cujos animais vêm dando apoio às ações policiais. Na última quinta (10.08), por exemplo, uma operação conjunta da PM com apoio dos cães terminou com a apreensão de 265 pinos de cocaína na Rua João de Deus, no Quarteirão Brasileiro. O trabalho foi montado a partir de denúncias anônimas.

“Trabalhamos na repressão ao tráfico e, mais importante que isso, orientado os moradores de cada local por passamos a ligarem para o Disque Denúncia. Esse trabalho, por exemplo, foi feito a partir de denúncia anônima sobre um possível esconderijo de drogas no local e contamos com os cães da Guarda, que tem uma eficiência grande. A PM vai continuar atuando de forma integrada com a Guarda Civil e os órgãos de segurança do município”, destacou o comandante da PM, Oderlei de Souza.

O canil, que foi inaugurado em abril, conta com oito animais adultos e quatro filhotes. Entre os adultos seis auxiliam os guardas na abordagem em possíveis conflitos, brigas e manifestações, e dois ajudam na detecção de drogas e armas. Os quatro filhotes estão em treinamento. Metade deles vai auxiliar a Defesa Civil em operações de resgate e o restante, será treinado para contenção de distúrbios, como os tumultos e brigas, por exemplo.

“Nós estamos preparados para colocar todo nosso aparato a disposição da cidade. Os cães podem contribuir muito para o trabalho da PM de coibir o tráfico. Estamos sempre à disposição para entrar em ação quando formos solicitados”, disse o comandante da Guarda, Jeferson Calomeni.

FOTOS: MARCELLO SANTOS



Compartilhe:

Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior