Edição: terça-feira, 07/11/2017
Compartilhe:

  Estado

Governo do Estado beneficia 2,5 mil artesãos 
  
No mês de outubro, dez municípios foram atendidos 
  

A Secretaria de Turismo/TurisRio, através do Programa de Artesanato Estadual, está percorrendo o interior fluminense para  desenvolver ações de fomento a artesãos. Uma delas é entrega da Carteira Nacional do Artesão. Apenas em outubro, mais de 2,5 mil documentos foram disponibilizados para profissionais já cadastrados em dez municípios: Duas Barras, Cordeiro, Rio de Janeiro, Petrópolis, Barra do Piraí, Armação dos Búzios, Nilópolis, Itaguaí, Caxias, Cabo Frio e Tanguá. 
  
O Programa de Artesanato está na secretaria desde junho de 2016. Em um ano e três meses, foram visitados 38 municípios e cadastrados mais de 10 mil artesãos. Para o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix, as estatísticas de crescimento da atividade artesanal mostram a sua importância como aliada do turismo. 
  
– De acordo com dados do IBGE, o artesanato envolve 8,5 milhões de pessoas, movimenta R$ 50 bilhões por ano e representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto Nacional. São números significativos que confirmam a importância da atividade na economia brasileira. O nosso trabalho é alinhar esses números ao setor turístico e desenvolver as duas atividades paralelamente, partindo da premissa de que muitos turistas têm o costume de levar algum souvenir como lembrança do local que visitou – ressaltou Nilo Sergio. 
  
Documento de identificação 
  
O documento de identificação do Governo Federal, que não possui anuidades, é concedido apenas para aqueles já inscritos no projeto e possibilita a participação em feiras dos programas de artesanato brasileiro e  do Estado do Rio, capacitações e acesso a microcréditos. 
  
Para este mês, já estão programadas entregas em mais 18 municípios. 



Compartilhe:



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior