Edição anterior (1368):
quinta-feira, 09 de agosto de 2018
Ed. 1368:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1368): quinta-feira, 09 de agosto de 2018

Ed.1368:

Compartilhe:

Voltar:


  Segurança

Guarda Civil promove palestras de segurança de trabalho com foco no trânsito

Setor de ensino da corporação já esteve em duas empresas e deve falar para funcionários de mais duas

O setor de ensino da Guarda Civil promoveu duas palestras para funcionários de empresa da cidade para trabalho sobre segurança no trabalho, com foco na prevenção de acidentes de trânsito. Quase 70 pessoas da Xerium Technologies e da Águas do Imperador acompanharam as sessões de conversa, principalmente das áreas de produção e operacional. Na semana que vem, o mesmo assunto será abordado para trabalhadores da Universidade Estácio de Sá e da Editora Vozes.

Hoje, a Guarda Civil mantém um efetivo de pelo menos 15 agentes para fazer a orientação do trânsito na cidade todos os dias. Esse número aumenta quando há grandes eventos ou necessidade de reforçar a escala, porque mais de 90% da corporação é capacitada para atuar nesse serviço.

Por isso, as palestras deles foram muito bem recebidas por essas empresas. No caso da Xerium, por exemplo, o trânsito é justamente o foco da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat).

“Foi muito positivo para nós para reforçar o comportamento seguro no trânsito. A dinâmica da palestra não foi de impor medo, mas de mostrar o que fazer para prevenir ou para socorrer em caso de acidente. Nós já tivemos casos recentes de acidentes e usamos esse exemplo para conversar durante a palestra. Eu acredito que uma palestra como essa pode ajudar a zerar os acidentes de trânsito na empresa”, destaca o almoxarife da Xerium, Marcos Felipe Correa.

Na Águas do Imperador, o objetivo foi ampliar as ações de conscientização para os motoristas que passaram a prestar serviço para a concessionária mais recentemente.

“Às vezes um motorista pode iniciar o trabalho sem ter a adequada preparação e esse grupo foi muito receptivo. Acho que a palestra vai ter um impacto muito positivo, os funcionários saíram com a visão mais consciente e um olhar mais cuidadoso no trânsito. Deixamos uma porta aberta para os guardas voltarem e falarem de outros temas, porque o trabalho de conscientização tem que ser constante”, fala a laboratorista do setor de qualidade da concessionária, Leila Castro, que é líder do setor de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade (SSMAS) da empresa.

Durante a conversa com os funcionários, os agentes trataram de educação nos trânsito e primeiros socorros. O objetivo foi mostrar como identificar diferentes cenários de acidentes, as condições das vítimas e quais as formas corretas de fazer o acionamento do socorro.

“Foram palestras produtivas, montamos um material com vídeos e fotos de exemplos práticos mostrando diversas possibilidades de acidentes no trânsito e explicando o que deve ser feito nesses casos, o que o Código de Trânsito Brasileiro diz e as atualizações mais recentes dos protocolos de acionamento dos órgãos de emergência, para que eles estejam mais familiarizados com os procedimentos corretos”, diz o chefe do setor de ensino, Leandro da Silva.

“Essas palestras são principalmente de conscientização e elas podem fazer a diferença na atuação diária desses funcionários, porque muitas vezes as pessoas só mudam de hábitos quando é mostrado exemplos práticos”, explica a agente Adriana Vital, que também faz parte do setor de ensino e ministrou uma das palestras.



Edição anterior (1368):
quinta-feira, 09 de agosto de 2018
Ed. 1368:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1368): quinta-feira, 09 de agosto de 2018

Ed.1368:

Compartilhe:

Voltar:

Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior