Disque entulho    Educação
Saúde   
domingo, 13/08/2017
Voltar

II Festival da Sardinha de Búzios promete atrair grande público de 18 a 20 de agosto


A previsão de consumo é de duas toneladas e meia do peixe. Dezenove expositores vão apresentar 38 pratos diferentes com a sardinha.

 Gustavo Henrique Medeiros

 

Se você aprecia a sardinha, não vão faltar motivos para gostar ainda mais desse peixe, riquíssimo em ômega três, muito comum nos mares da região sudeste do Estado. De 18 a 20 de agosto, ela promete reinar na segunda edição do Festival da Sardinha que acontece no campo da Sociedade Esportiva de Búzios – SEB, bem no centro da cidade. Trinta e oito pratos serão distribuídos em 19 barracas e quem comparecer, se prepare para ficar com água na boca, afinal, é cada delícia de tirar do sério o mais comportado. A comissão organizadora do evento prevê o consumo de duas toneladas e meia do peixe e um público estimado em quatro mil pessoas nos três dias de festival que terá início, nos três dias, às 18 horas. Além dos pratos, o evento contará uma extensa programação musical com shows ao vivo com locais. O preço da degustação dos pratos foi fixado em R$ 15,00. Durante os três dias de festival, a produtora Céu Aberto Filmes vai exibir o documentário Acervo da Imagem e do Som de Armação dos Búzios constituído de 70 filmes documentários biográficos, que contam a vida do entrevistado, em sua maioria pescador, e a contribuição dela na história da cidade que ele ajudou a construir.

Deise, pouco conhecida pelo seu nome de batismo, Neuza Carvalho da Silva, é a quinta geração da família de pescadores de Búzios. Mãe de quatro filhas, 65 anos completados recentemente, vai participar do Festival pela segunda vez. Ela garante surpreender quem degustar os seus dois pratos: torta de sardinha e sardinha com recheio de camarão. Cozinheiro de profissão, Pitter Silveira, que possui quiosque na praia da Tartaruga, já definiu seu prato: baião de dois com filé de sardinha e sardinha com batatas fritas com molho puttanesca. Além de vindos, cervejas e outras bebidas, o II Festival vai contar também com sobremesas, como tortas, pavês e trufas. A Associação de Mulheres de Búzios, entidade sem fins lucrativos que existe há mais de 20 anos com relevantes serviços prestados em defesa da mulher buziana, vai oferecer duas delícias: a empada e sardinha com batata ao forno e croutons - pequeno pedaço de pão frito ou assado com óleo, azeite ou manteiga, utilizado para acompanhar sopas e saladas. Com renda, a Associação de Mulheres pretende retomar o projeto “Casa da Mulher”, com a finalidade de proporcionar atendimento jurídico e psicológico a mulher vítima da violência.

EXPOSITORES E PRATOS

A organização do evento antecipou a relação dos expositores e pratos que serão apresentados durante o II Festival de Sardinha. São eles: Sandro Massas: Capellini de Sardinha; Pizzaria do Cris: Focaccia e Calzone de Sardinha; Pitter Silveira: Baião de dois com filé de sardinha e sardinhas com batata frita com molho puttanesca; - Maria de Lurdes – Dede: Tapioca e torta fria de sardinha; Liane: Kibe e panqueca; Kiko; Pizza e gratinado de sardinha com batata; Igreja Metodista em Manguinhos: Batata recheada com sardinha e arroz com açafrão – espaquete com farofa de sardinha; Delícias de Helo: Cozinha e Inhoque; Deise: Sardinha com recheio de camarão e torta; Cintia Coutinho: Risoto e salada de sardinha a moda da casa; Carla Gourmet e Mara Alvarenga: Buscheta de sardinha e inhoque de batata da terra; Associação de Mulheres de Búzios – AMAB: Empada e sardinha com batata ao forno e croutons; e Ana Maria e Fred: Sardinha frita e sanduíche.
Sobremesas - Casa das Natas Búzios: Pastel de nata; Pamela e Carol: Trufas de vários sabores e pavê; e Patrícia Quintanilha: Torta de côco e outros sabores

Bebidas: Lorenzo – Vinhos importados; e SEB – Cerveja, refrigerante e água.
Segundo Edinei Silva Carvalho ( Pitalo ), presidente da SEB e um dos organizadores, os participantes do evento, expositores do campo da SEB e restaurantes, terão a última reunião do evento, nesta segunda-feira, às 19 horas, no campo da Seb. De acordo com Frederico de Carvalho Marques, também um dos organizadores do evento, uma barraca foi doada para a Associação de Mulher de Búzios:

- Este evento de suma importância para o calendário oficial de eventos da cidade, tem por objetivo também contribuir, sobremaneira, com entidades que prestam relevantes serviços sociais e culturais da cidade de Búzios – comentou Frederico.

O FESTIVAL

A idéia de realizar o festival, produzido e voltado para os moradores de Búzios, surgiu na Praia da Azeda, através de um bate papo entre amigos. Renato Matos, hoje taxista, lançou o desafio e todos arregaçaram as mangas, entre eles, o presidente da Sociedade Esportiva de Búzios ( SEB ), Edinei Carvalho ( Pitalo ) e Frederico de Carvalho Marques:


- Isso aconteceu em 2015. No ano seguinte, decidimos realizar este evento, inteiramente patrocinado pela SEB, que foi um sucesso. Por pouco não faltou sardinha. Consumiram mais de uma tonelada do peixe e hoje, as mesmas pessoas que contribuíram no primeiro estão organizando esta segunda edição do Festival – contou Renato.

De acordo com Renato, este ano, parceiros como o Búzios Convention e Visitors Bureau (BCVB ), cuja missão é divulgar o destino como opção incrível de lazer e eventos, já está diretamente ligado a organização do Festival, principalmente no que diz respeito a divulgação. O empresário Thomas Weber, presidente da entidade, destacou a importância do Festival:

- Além de ser um evento super atraente, divulga ainda mais a nossa gastronomia, muito diversificada e conhecida em varias partes do mundo. Como o Festival Gastronômico, o da Sardinha reúne inúmeras qualidade para tornar um evento de grandioso sucesso. Por esses e outros motivos, que a Associação Búzios Convention está apoiando o II Festival da Sardinha - ressaltou o Thomas Weber.


O II Festival de Sardinha de Búzios é uma realização da Sociedade Esportiva de Búzios com apoio da Prefeitura de Búzios, Búzios Convention & Visitors Bureau, G&C Comunicação, Colônia Z 23 e Feira Livre Periurbana de Búzios.



Voltar


Casando com Estilo
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/6559-prefeitura-reduz-pela-metade-a-fila-da-resson%C3%A2ncia-magn%C3%A9tica.html


Topo