Edição anterior (1364):
domingo, 05 de agosto de 2018
Ed. 1364:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1364): domingo, 05 de agosto de 2018

Ed.1364:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Inspira Ocupa movimenta a cidade

Galeria tem extensa agenda cultural neste domingo

  

Daniela Curioni – Especial para o Diário

 

O evento “Inspira Ocupa” foi idealizado pela escritora e comunicóloga Cissa Borges e pela artista plástica Katharina Welper. Impulsionadas pelo amor a arte, as duas encontraram em Petrópolis várias potências e imaginaram um encontro que pudesse reunir trabalhos que estão geograficamente isolados pelas montanhas. 

 - A Inspira Ocupa é uma Torre de Babel que funciona com várias linguagens, uma agenda cultural intensa para várias idades e tribos no mesmo espaço e o diálogo que flui de tudo isso é inspirador - explica a escritora Cissa Borges.

Sucesso de público logo na estreia, a segunda edição da Inspira Ocupa teve início no dia 3 e termina neste domingo. O evento acontece na Avenida Ipiranga, 846, casarão ao lado do Colégio Ipiranga. Corre que ainda dá tempo!

Durante esses dias, a casa está apresentando trabalhos de mais de 23 artistas, oferecendo galeria de arte, exposição de fotografia, lojas de design, gastronomia, espaço infantil, armazém com produtos orgânicos, moda sustentável e outros produtos criados na maioria por talentos da cidade imperial.

Além de expositores selecionados pela curadoria do evento, a proposta era ocupar o local com novas ideias e conhecimento. Para isso, uma agenda cultural gratuita e imperdível foi elaborada em parceria com artistas, terapeutas, performers, músicos e outros facilitadores locais e de fora. Para quem gosta trabalhar consciência corporal já há três vivências com esse foco que envolvem argila, psicologia e dança, durante todos os dias foram oferecidas uma prática de yoga no jardim.

Uma das idealizadoras do projeto explica que o nome do projeto traduz o sentimento e o carinho pela cidade.

- A gente queria que o nome do projeto “Inspira Ocupa” traduzisse o sentimento e o estimulo que a gente gostaria de proporcionar para a cidade .Que é inspiração! – explica a escritora Cissa Borges.

A programação começou com uma festa de abertura no Estúdio Aldeia com o músico argentino Pavlo Carta. Ele veio de Buenos Aires com um violoncello, loops, voz rouca e uma mochila cheia de virtudes. Pavlo Carta é de família de ciganos, do circo, de escultores de vidro. Foi aluno de Jaques Morelembaum e tem um currículo enorme.  Entre discos solos e em bandas, tem sete álbuns. Seu cello brinca com bases de rock, eletrônico, com tangos extremos e o show é bem experimental, fora da mesmice.

A galeria dessa vez está homenageando os artistas Milan Alram e Hélio Jesuíno. Um grande na fotografia e o outro nas artes plásticas. Já dividiram a mesa de bar nesse planeta e agora seguem fazendo isso muito bem onde quer que estejam. Sobre Milan, desbravador da fotografia colorida no Brasil, seu legado visual abarca tanto as reportagens sociais e a street photography quanto a arquitetura, a fotografia industrial e a publicitária.

Ao longo de toda a carreira, Alram também manteve laboratório próprio para a revelação de seus filmes junto com o filho e fotógrafo Marcelo Alram que também estará na nossa ocupação. Vamos receber com muita honra algumas fotos históricas do acervo desse francês tão brasileiro e importante na nossa história da arte.

Uma delas da jovem Helô Pinheiro, então com 15 anos, para uma campanha de bronzeador. Pouco depois, ela seria imortalizada por Tom Jobim e Vinicius de Moraes na canção Garota de Ipanema. Além dos homenageados, obras de artistas locais e do

Rio para serem vistas e também adquiridas por quem coleciona arte. Antonio Bokel,

Carol Ponte, Pedro Varela, Isidora Gajic são alguns nomes.

Além de um armazém e várias opções de comida na hora, essa edição conta também com um chef por dia oferecendo o Menu Inspira.

No sábado (4), foi a vez de Lydia Gonzalez do Angá Atelier Culinário. O menu selecionado para a ocupação foi inspirado na cultura sertaneja e caipira, com ingredientes e técnicas muito usadas nas cozinhas do interior do país.

Para entrada, ratatouille do sertão com farofa de broa e castanhas brasileiros, já para o prato principal faremos um arroz com suã com banana e salsa crioulla e de sobremesa uma mousse de chocolate branco com picles e compota de frutas e crocante de sequilhos.

Profissionais de comunicação e artistas tiveram a oportunidade de aproveitar o papo com a curadora de arte holandesa Tanja Baudoin sobre o conceito de "Deep Listening" e pela "situação" chamada "Movimento, corpos, escuta" conduzido pela artista dinamarquesa Arendse Krabbe.

Oficinas de colagem, de escrita afetiva, de design floral, bioconstrução e outros assuntos contemporâneos  também fazem parte da programação.

Neste domingo, o evento conta com uma extensa programação cultural, que começa às 10h e encerra as 18h30 com uma grande roda de escrita afetiva realizada por uma das idealizadoras do projeto, Cissa Borges.

 



Edição anterior (1364):
domingo, 05 de agosto de 2018
Ed. 1364:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1364): domingo, 05 de agosto de 2018

Ed.1364:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior