Edição anterior (1331):
terça-feira, 03 de julho de 2018
Ed. 1331:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1331): terça-feira, 03 de julho de 2018

Ed.1331:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Instituto Dell’Arte realiza o 18º Festival de Inverno de Petrópolis em 10 dias de festa

A cidade vai esquentar o seu inverno com a realização de mais um Festival de Inverno de Petrópolis (FIPET), produzido pelo Instituto Dell’Arte. O evento chega à sua 18ª edição de 6 a 15 de julho, ocupando os principais palcos históricos e artísticos da Cidade Imperial: Catedral São Pedro de Alcântara, Museu Imperial, Palácio de Cristal, Theatro D. Pedro, Centro Cultural Raul de Leoni, Casa Stefan Zweig e Praça da Liberdade. A novidade deste ano é a inclusão do espaço gastronômico e cultural Cuba Pub que sediará a série  “Música da Serra”.

Com 10 dias de programação totalmente gratuita, o Festival promete atrair o público local e turistas. O 18º Festival de Inverno de Petrópolis  é uma realização do Instituto Dell’Arte, fundado e presidido por Myrian Dauelsberg.

- Considero o FIPET um grande momento cultural e artístico para Petrópolis. Fico muito orgulhosa por mesmo com a atual crise termos chegado até aqui. São 18 anos de história promovendo o Festival de Inverno sempre com muita disposição de realizar um trabalho de qualidade artística. A receptividade do público em nossos espetáculos é um dos grandes incentivos a continuarmos. É muito gratificante ver esta interação do público com a beleza da arte - exalta a presidente.

Na programação constam vários concertos, shows de música popular brasileira, valorizando artistas locais, recitais de grandes talentos da música clássica, enriquecida pelas atrações trazidas pelos parceiros do Festival: Fundação CESGRANRIO e SESI.

A abertura do 18º Festival de Inverno de Petrópolis será na Catedral São Pedro de Alcântara, na sexta-feira, dia 6, às 20h, com apresentação da Orquestra Sinfônica CESGRANRIO e do reconhecido Coral dos Canarinhos de Petrópolis, tendo como solista o organista Marco Aurélio Lischt e na regência o maestro Eder Paolozzi.

Para o Palácio de Cristal, o público pode apreciar a série “SESI Cristal” que já virou tradição no espaço. A edição deste ano tem como título “Herdeiros de Jacob”, projeto criado e dirigido pelo jornalista, ator e diretor Haroldo Costa, que homenageia o centenário do compositor e instrumentista Jacob do Bandolim, com apresentações de grandes nomes como: Joel do Nascimento, Deo Rian, Ronaldo do Bandolim e Henrique Cazes. Oficinas infantis e o concerto de encerramento com a Orquestra da Universidade Católica de Petrópolis também estão entre as atrações no local.

O Museu Imperial vai ser cenário novamente de uma das programações mais esperadas do evento: “Concertos ao Meio Dia”, uma proposta de formação de plateia e apoio à nova geração de pianistas. O evento conta com a participação de pianistas premiados de grande talento: Felipe Naim, Patrícia Glatzl, Marina Spoladore, Ramon Theobaldi, Lígia Moreno, João Elias, Kátia Balloussier e Erika Ribeiro. O público também vai ser presenteado em “Concertos à Luz de Velas”, com apresentações do Duo Lontano (Alemanha – EUA), Duo Mignone e um recital de flauta e violoncelo com os músicos Geisa Felipe e Hugo Pilger. Outra atração é uma palestra sobre a história do piano intitulada “Grand Piano”, com Estevão Herman, apresentando projeções e gravações exclusivas de grandes nomes da história do instrumento.

Equipamento cultural de grande importância na Cidade Imperial, o Theatro D. Pedro se destaca pela sua arquitetura art-décoe art-nouveau. Nele vão acontecer espetáculos oferecidos pela Fundação CESGRANRIO, como os musicais “Festa no Interior” e “Tributo a Djavan” com Marcus Brandão e “Raízes Indígenas” com o Coral Cênico. Também programadas apresentações do Duo Santoro e do conjunto Codex Sanctissima.

Na Praça da Liberdade, local onde se reuniam ex-escravos para comprar a liberdade dos que ainda estavam nas senzalas, o ponto alto do 18º  Festival de Inverno de Petrópolis: “O Festival vai à Praça”, evento realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com apresentações de grupos artísticos de alunos da rede municipal.

A peça teatral “Quem é Você” do projeto Teatro nas Escolas, da Fundação CESGRANRIO, apresenta um espetáculo sobre bullying nas escolas, vai estar em cartaz no Centro de Cultura Raul de Leoni.

A Casa Stefan Zweig, residência e refúgio do escritor austríaco e sua esposa, em seus últimos meses de vida, receberá dois belíssimos recitais de poesia intitulados “Declamações Comentadas”, oferecidos pela Fundação CESGRANRIO.

O Cuba Pub, novo espaço gastronômico e cultural, será palco da série Música da Serra, que apresentará grandes talentos da cidade em um espaço descontraído e convidativo.

Tradição mantida, a “Campanha da Solidariedade” está presente também nesta edição. A campanha tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para instituições carentes. Toda a programação do Festival de Inverno de Petrópolis é gratuita. Pede-se a doação de 1 KG de alimento não perecível a serem arrecadados nos locais de espetáculos.

O 18º Festival de Inverno de Petrópolis conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, Secretaria de Turismo, Secretaria de Educação e Instituto Municipal de Cultura e Esporte, patrocínio de Águas do Imperador e Ministério da Cultura/Governo Federal.

Programação completa

06 de julho , Sexta-feira

20h – Catedral São Pedro de Alcântara 
Abertura de Gala:

Orquestra Sinfônica CESGRANRIO

Maestro: Eder Paolozzi

Participação: Coral dos Canarinhos de Petrópolis
Solista: Marco Aurélio Lischt, Órgão

Obras de: Mozart e Haydn

07 de julho , Sábado

09h às 12h – Palácio de Cristal



Edição anterior (1331):
terça-feira, 03 de julho de 2018
Ed. 1331:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1331): terça-feira, 03 de julho de 2018

Ed.1331:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior