Edição anterior (1279):
sábado, 12 de maio de 2018
Ed. 1279:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1279): sábado, 12 de maio de 2018

Ed.1279:

Compartilhe:

Voltar:


  Educação

JEUPs: grande participação incentiva escolas na preparação dos atletas

Unidades buscam locais e treinamentos em contraturnos para aprimoramento técnico

Os Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (JEUPs) igualou, na edição deste ano, o recorde de participação de escolas, que foi em 2002: são 44 unidades confirmadas, três a mais que 2017, quando 41 unidades participaram. Esta maior concorrência está incentivando professores e diretores a aprimorar ainda mais a preparação dos alunos para as competições.

Para o prefeito Bernardo Rossi, a retomada do incentivo do esporte por meio dos jogos é fundamental para a juventude. “Conquistamos o Centro de Iniciação ao Esporte, um dos seis existentes no Estado e estamos com programas para todas as faixas etárias e em várias partes da cidade”, afirma.

O número maior de escolas inscritas representa, consequentemente, maior número de equipes nas modalidades. “É muito satisfatório saber que os JEUPs estão gerando esta atenção, para que o aluno se capacite e aprimore seus treinamentos, mesmo fora das aulas convencionais de educação física”, destacou o superintendente de Esportes e Lazer, Hingo Hammes.

É o caso do Colégio Alaor. A instituição alugou a quadra do Sport Clube Magnólia, no Bingen, para o treinamento das suas equipes de vôlei, futsal, basquete e handebol. Além destas modalidades, o colégio prepara os alunos para as competições de atletismo e judô. São cerca de 100 atletas inscritos, que fazem treinamento em contra turnos (fora do horário das aulas).

“Isso dá uma maior motivação para o trabalho dos professores e para os alunos. Faz parte da preparação tentar criar uma identificação destes jovens com o esporte e poder dar mais uma opção de espaço para os treinamentos colabora demais. No ano passado, disputamos no futsal e no vôlei. Neste ano, buscamos ampliar nosso leque, partindo também para handebol, basquete, atletismo e judô. Conseguimos, também, trabalhar com a categoria com alunos de até 13 anos. Em 2017, levamos apenas os sub-15 e 18”, contou a professora de educação física do Alaor, Ana Carolina Kapler Ferreira, que é responsável, também, pelas equipes do CIEP Cecília Meireles, em Itaipava.

Apesar de não ter superado o número do ano de 2002, o aumento na participação dos colégios em comparação com o ano passado foi considerado uma vitória para a Superintendência de Esportes e Lazer do município.

"Nosso objetivo é aumentar o número de jovens praticantes de atividades físicas e os jogos estudantis são parte importante desse processo. Um dos objetivos da prefeitura é garantir mais saúde e bem-estar para os petropolitanos, começando com as crianças e os adolescentes", explica Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer.

Parceria para preparação para os JEUPs rendeu frutos para a COMAC

Outra instituição de ensino que buscou um local diferente para a preparação de seus atletas foi o Colégio São Tomás de Aquino. Tendo o objetivo de desenvolver ainda mais os treinamentos, a unidade fez uma parceria com a Comissão Municipal de Atuação Comunitária (COMAC) e iniciou a reforma da quadra da instituição. O local é utilizado para as ações do Projeto Social Esportivo com escolinha de futsal da COMAC e para as aulas da Escola Germano Valente.

“Acreditamos nesta parceria entre o terceiro setor e o poder privado, assim como com o poder público, para que consigamos prover melhorias para a nossa quadra poliesportiva, que atende à Escola Germano Valente e ao projeto social esportivo da COMAC.  O Colégio São Tomás de Aquino repintou todo o piso da quadra com as demarcações para futsal, voleibol, handebol e basquetebol”, contou a presidente da COMAC, Fernanda Ferreira.

A prefeitura estima a participação de mais de 2 mil alunos em três categorias: sub-13, 15 e 18. São nove modalidades em disputa, sendo cinco coletivas: basquete, futebol de campo, futsal, handebol e vôlei; e quatro individuais: tênis de mesa, xadrez, judô e atletismo.



Edição anterior (1279):
sábado, 12 de maio de 2018
Ed. 1279:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1279): sábado, 12 de maio de 2018

Ed.1279:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior