Edição: segunda-feira, 09/04/2018
Compartilhe:

  Esporte

Judoca Matheus embarca para a Holanda nesta segunda-feira

Apoio da prefeitura de Petrópolis ajudou a família do atleta, que é portador da síndrome de Down, a arrecadar recursos para a viagem


 Depois de uma campanha que mobilizou toda a cidade, o judoca Matheus Domingues Moreira, de 13 anos, embarca na próxima segunda-feira (09.04) para a Holanda, onde vai participar do World Judo Games 2018, da Special Needs Judô Foundation, uma competição internacional que acontece nos dias 14 e 15 de abril, em Beverwijk. Matheus é portador da síndrome de Down e foi convidado a fazer parte da equipe brasileira na disputa da vigésima edição do torneio, mas, sem recursos para a viagem, ele e sua família precisaram fazer uma grande campanha na cidade, que contou com a ajuda da prefeitura de Petrópolis.

Nesta sexta-feira (06.04), Matheus fez seu último treino antes da viagem no projeto Judô São Sebastião, na Igreja de São Sebastião. Lá, ele e sua família agradeceram o apoio que tiveram durante a arrecadação, com a ajuda de amigos, da prefeitura e de pessoas que passaram a conhecer o Matheus através da campanha. O atleta também mostrou o seu novo kimono, que leva na manga o brasão de Petrópolis. “Sem esse apoio ele não teria condições de participar do campeonato. Ainda não fechamos todas as contas, mas acredito que o apoio que a prefeitura deu nas ações que fizemos representou cerca de 50% do que conseguimos arrecadar”, explica André Fernandes Moreira, pai do Matheus.  

Nascido em Petrópolis, o atleta começou a praticar o judô aos 8 anos. Sua estreia em competições oficiais foi na 1° Etapa do Judô para Todos, no Rio de Janeiro, – Troféu Breno Viola em 2014. E desde então vem se destacando em mais de 20 competições nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. No ano passado, ele foi o único atleta a participar de todas as competições do ano, sagrando-se campeão em Itajai – SC e da Copa São Paulo de Judô Para Todos, em São Bernardo do Campo – SP, repetindo o feito agora em 2018.

De acordo com o secretário da Turispetro, Marcelo Valente, ter um atleta de peso como ele é um orgulho para a cidade e o esporte pode ser usado como ferramenta para difundir a imagem de Petrópolis pelo mundo. “Ele vai nos representando, levando o nome de Petrópolis para um campeonato internacional, mostrando nosso brasão em seu kimono. Nosso apoio não foi através de recursos, e sim através de ações, como ceder um espaço no Parque Municipal para que ele realizasse a campanha, por exemplo, mas foi importante para que ele conseguisse arrecadar o valor que precisava e conseguir seguir nesse sonho”, destaca.

Matheus, hoje, é filiado à Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ). Mas antes de embarcar no mundo do judô, o atleta chegou a fazer aulas de futebol, só que não se adaptou por se tratar de um esporte coletivo. Vendo os irmãos praticar o judô, ele acabou, também, se apaixonando aos 8 anos e nunca mais parou. Para este ano, seu objetivo é completar todo o circuito de competições do Judô Para Todos novamente, além da estreia na competição internacional, que irá acompanhado da mãe e 14 atletas.

“Ele está curtindo muito, mas não está ansioso. Está tentando manter a calma. Ele é muito focado e, por isso, acreditamos que ele terá um excelente rendimento”, completa o pai.

            Quem quiser acompanhar a viagem e as competições do Matheus pode acessar a página dele no Facebook, pelo link: https://www.facebook.com/ matheusjudocaespecial/

 



Compartilhe:


Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior