Edição: quarta-feira, 09/05/2018
Compartilhe:

  Transporte

Linha direta 780:

Passageiros pedem fiscalização, pois empresa não cumpre horário

Natália Rodrigues


Os usuários da linha direta 780 - Itaipava x Centro cobram melhorias e cumprimento dos horários dos veículos da empresa Turb.  De acordo com os relatos, desde quando foi implantado esse sistema os itinerários não são realizados corretamente, especialmente no final da tarde.

O técnico de informática Wagner da Silva Cardoso explicou que reside no distrito de Itaipava, mas trabalha no bairro Alto da Serra, e utiliza o transporte direto  durante os cincos dias que é ofertado. Segundo falou, o carro que faz o horário de 18h10 na maioria das vezes sai do Centro de Petrópolis depois das 18h30.

- Moro em Itaipava e trabalho no Alto da Serra, 90% da vezes ao ir para casa pego o direto 780 das 18h10 e na maioria das vezes não está no horário correto, pois acontece o mesmo no horário das 17h45  – disse.

Para Wagner, o horário de 18h10 parece ser um horário fantasma, já que não consta no site da do sindicato das empresas.

- As pessoas deixam de ir em um horário anterior para poderem irem sentadas depois de um dia de trabalho, mas não dá, acabamos ficando mais cansados. Pois esperamos muito tempo por outra viagem. Já houve dias do ônibus sair daqui da cidade às 18h50 – relatou.

Outra queixa do técnico é em relação ao funcionamento dos ônibus nas vésperas de feriados prolongados e no dia seguinte após o feriado.

- É uma agonia ficar esperando por um ônibus que não aparece. Quando um feriado cai em uma terça-feira ou quinta-feira, na segunda-feira ou na sexta-feira que não feriados e temos que trabalhar, a empresa simplesmente tira os carros nestes horários sem aviso prévio e ficamos a mercê deles – contou.

Prefeitura e empresa respondem sobre o caso

Em nota, a Prefeitura respondeu que no que tange à CPTrans, é importante esclarecer que, desde que foram implementadas, as linhas Direto operam de segunda a sexta-feira, sendo suprimidas aos sábados, domingos, feriados e pontos facultativos, em função da diminuição da demanda. Nesses dias os usuários podem utilizar a 700, linha que opera o mesmo itinerário. Quanto à denúncia de atraso, é importante que a população informe à CPTrans sobre a situação, pelo telefone 156. Além disso, a companhia vai verificar, com base nos dados de GPS, o cumprimento nos horários da linha e, constatada a irregularidade, a empresa será punida.

A linha 780 (Terminal Itaipava) conta, atualmente, como horários de saída do Terminal até o Centro às 5h40, 7h30, 11h03 e 16h30. Esses veículos param na 13 de Maio, Rua da Imperatriz e, por fim, no Centro. Fazendo o caminho contrário, do Centro até o Terminal Itaipava, os horários são os de 6h20, 8h20, 12h03 e 17h45, parando na Rua 13 de Maio, Imperatriz e Paulo Barbosa, e todos os demais pontos a partir do Trevo de Bonsucesso até a chegada ao Terminal Itaipava.

A Turb Petrópolis informa que o ônibus direto circula nos dias úteis, de segunda a sexta-feira. Com relação ao horário de 18h10 saindo do Centro, a empresa afirma que este é um horário extra que foi colocado para atender a demanda dos passageiros, porém por ser horário de pico é prejudicado pelo excesso de engarrafamentos, principalmente ao longo da Estrada União e Indústria. 

 

 

 

 

 

 

 



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior