Edição: sexta-feira, 09/03/2018
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  PROCON

Lojas de departamento são autuados por falta de acessibilidade e bancos por tempo de espera em filas

Fiscalização encontrou irregularidades nas Lojas Americanas, Casa e Vídeo, Itaú, Banco do Brasil e Bradesco

           

 

Três agências bancárias e duas lojas de departamentos foram autuadas nesta quinta-feira (08.03) pelo Procon Petrópolis em ação de fiscalização realizada dentro da programação do Mês do Consumidor, com foco em tempo de espera e acessibilidade. Lojas Americanas, Casa e Vídeo, Itaú, Banco do Brasil e Bradesco receberam autuações por conta de uma série de irregularidades encontradas nesses locais. Duas agências, uma da Caixa Econômica Federal e outra do Santander, também foram fiscalizadas, mas ambas efetuaram o atendimento dentro do tempo previsto em legislação.

            Caso mais grave encontrado nesta quinta, uma agência do Bradesco recebeu a terceira notificação pelo mesmo problema: deixar os clientes esperando mais que 15 minutos. Caso o banco não se adeque às normas de acessibilidade, quando for notificado pela sexta vez, terá o alvará de funcionamento suspenso até que cumpra com as determinações do órgão de defesa do consumidor. O não cumprimento no tempo de espera nas filas também foi constatado nas agências do Banco do Brasil e Itaú, ambos da Paulo Barbosa.

            “As agências precisam ter pessoal suficiente para atender à população, conforme determina a Lei Municipal 5.763/2001, que estabelece 15 minutos para atendimento nos caixas em dias normais e 30 minutos para vésperas e pós-feriados. Estamos apertando o cerco neste sentido para garantir que a população seja atendida dentro deste período”, destaca o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

A Lojas Americanas, no Centro, foi notificada por problemas graves de acessibilidade. Ela deverá instalar um elevador para acesso ao segundo andar, adequar o layout da loja para que cadeirantes possam acessar suas prateleiras seguindo as normas da ABNT, e instalar uma rampa de acesso à loja lateral. A notificação dada à empresa deverá ser respondida em 10 dias, informando, ainda, qual o prazo em que irá realizar as melhorias.

Já na Casa e Vídeo, um problema no layout da loja que impedia a passagem de cadeirantes foi resolvido imediatamente. A loja também deverá corrigir um vão encontrado no acesso ao elevador. Ela também foi notificada e recebeu o mesmo prazo para informar quando as adaptações serão realizadas. A fiscalização nesses espaços contou com a presença do vereador Marcelo da Silveira, presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência e do Idosos, da Câmara dos Vereadores.

Orientação foi realizada pela equipe do órgão neste Dia Internacional da Mulher

            Uma ação itinerante também foi realizada nesta quinta-feira (08.03), Dia Internacional da Mulher, na Praça Alcindo Sodré. Equipes do órgão estiveram na praça do Centro orientando o público e distribuindo cartilhas com orientações para o consumo.

Orientação para o consumo também nos polos de moda

            Dentro das ações do Mês do Consumidor, uma equipe do Procon Petrópolis estará nesta sexta-feira (09.03) no polo de modas do Bingen. A intenção é realizar a conscientização de clientes e lojistas. Também serão verificadas se os estabelecimentos possuem livro de reclamações, ordenação nos valores dos produtos, Código de Defesa do Consumidor e quais são as práticas adotadas nas compras com cartões de crédito.

            “Petrópolis tem um comércio forte e é um bom orientar não só os consumidores, mas os lojistas para que tirem suas dúvidas e saibam o que é dever da loja e o que não é”, destaca Sabrá.



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