Edição: quarta-feira, 04/07/2018
Compartilhe:

  Cidade

Maior evento de radioamadores do país acontece em Petrópolis

Encontro será realizado no Vale do Cuiabá nos dias 28 e 29 de julho

Participam profissionais de todo o país, Uruguai, Argentina, Chile, além de órgãos de resposta e atendimento

 

A 3ª edição da ExpoRadio, considerado o maior encontro de radioamadores do Brasil, será realizada no Vale do Cuiabá nos dias 28 e 29 de julho. O evento reúne profissionais de todo o país, Uruguai, Argentina, Chile, além de agentes de órgãos de atendimento em situações de emergência e socorro. A Rede de Operações de Emergência de Radioamadores de Petrópolis (ROER) e a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias participam desta edição apresentando as ações em conjunto realizadas na cidade. Os organizadores estimam a participação de mais de 400 pessoas.

As outras duas edições da ExpoRadio foram realizadas em Teresópolis, reunindo em média 300 pessoas em cada uma. A ideia é consolidar o evento como o principal dos radioamadores da América Latina em um curto prazo de tempo. Inédito em Petrópolis, também é uma oportunidade para a população conhecer mais sobre o trabalho destes profissionais.

“É uma ótima oportunidade de aprendizagem para todos os profissionais, com a troca de conhecimento e informações. Além das equipes de todo o país, são pessoas de toda a América Latina, e empresas que produzem os nossos equipamentos. A gente espera que a edição deste ano seja ainda melhor do que a do ano passado”, afirma Carlos Guinle, organizador do evento.

Petrópolis conta com 41 pessoas preparadas para exercer a atividade no município. Em abril deste ano, 23 pessoas foram regulamentadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) como radioamadores na cidade. O grupo atua no momento em que todas as outras formas de comunicação param de funcionar, como ocorreu na cidade em 2011, no Vale do Cuiabá, e em 2013, na Vila São Joaquim, no Quitandinha.

“Também estamos aguardando a confirmação da ANATEL para realizarmos uma nova prova na cidade. São mais 30 pessoas realizando o curso. O nosso grupo está crescendo com o apoio da Defesa Civil, que está dando todo o suporte para o nosso desenvolvimento”, afirma Fábio Hoelz, Coordenador de Educação da ROER.

A atuação em conjunto dos radioamadores com a Defesa Civil é prevista na lei que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC).  A ROER hoje funciona em uma sala dentro da Secretaria de Defesa Civil e já participou de um treinamento simulado com os agentes. Além disso, o grupo deu apoio na reativação do sistema de comunicação integrado da prefeitura.

“Desde o início da nossa gestão estamos trabalhando integrados com outros grupos de resposta. Quanto mais rápido os órgãos sejam acionados, melhor para os petropolitanos. Essa atuação em conjunto é importante para o município como um todo. Além disso, a comunicação é peça chave quando acontece uma ocorrência de grande proporção”, garante o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, reforçando a importância do grupo de radioamadores para a cidade.



Compartilhe:


Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior