Edição: quinta-feira, 11/01/2018
Compartilhe:

  Educação

Mais 45 escolas irão oferecer Ensino Médio Profissionalizante em Empreendedorismo

No total, 82 colégios estaduais passarão a ofertar a especialidade

Este ano, mais 45 escolas da rede estadual contarão com Ensino Médio Profissionalizante em Empreendedorismo em horário integral em sua grade curricular. A iniciativa – que começou em 2016, com 37 unidades, e foi ampliada em 2017 – alcançará 82 colégios estaduais, localizados em 33 municípios. A medida é aportada pelo Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC).

– É importante lembrar que essas escolas contarão com carga horária adicional de Português, Matemática e Inglês durante todos os anos do Ensino Médio. Neste primeiro ano de implementação, a Educação já tem bons exemplos de unidades da capital e do interior onde os alunos estão mudando sua forma de pensar e visualizando que essa proposta de ensino tem um potencial que contribuirá muito para o futuro – afirmou o secretário de Educação, Wagner Victer.

 Para o diretor do Colégio Estadual Chico Anysio, no Andaraí, Zona Norte do Rio, a iniciativa está mudando a vida dos alunos.

– O aprendizado tem que fazer sentido. O empreendedorismo satisfaz essas condições – disse Willmann Costa.

Luanda Oliveira, professora de Artes e de Empreendedorismo do colégio, explica que, no primeiro ano, o trabalho foi despertar o conceito do que é empreender. Contudo, ela conta que alguns alunos já buscam ideias para o negócio de suas famílias. Ela considera que a disciplina tem sido importante no processo de socialização familiar.

  Eles iniciam o aprendizado vendo planejamento financeiro em casa. Eles verificam quanto seus pais recebem e como são gastos os recursos – explicou a professora.

O depoimento do aluno Jorge Matheus, de 17 anos, confirma a impressão da professora.

– Com as aulas, aprendi que receitas e despesas precisam andar juntas. Hoje, vejo o que “custo” para os meus pais – contou Jorge Matheus.

 



Compartilhe:


Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior