Edição anterior (1424):
quinta-feira, 04 de outubro de 2018
Ed. 1424:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1424): quinta-feira, 04 de outubro de 2018

Ed.1424:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Mais de 1,9 mil veículos já estão com placa nova

Novo modelo do Mercosul é obrigatório para novos licenciamentos e transferências, desde o mês passado

Philippe Fernandes

Desde o dia 11 de setembro, o Rio de Janeiro passou a adotar o novo modelo de placa para os veículos, que será utilizado em todos os países do Mercosul. E a adesão começou de maneira rápida: em pouco menos de um mês, 1.923 veículos de Petrópolis já estão com o novo formato. A mudança não é obrigatória para todos os usuários, mas quem faz transferência ou compra um carro zero quilômetro precisa fazer a mudança.

Dados do Detran mostram que houve 2.029 transferências de propriedade no mês de setembro em Petrópolis, oitavo município com maior número de transferências no Estado. O índice é abaixo da média anual - a cidade aparece na sexta posição quando a contagem é feita no acumulado do ano. Em setembro, a propriedade de 2.029 veículos mudou de mãos. O valor interrompe uma sequência de alta que vem desde julho.

No mês em que passou a vigorar o novo modelo de placa do Mercosul, a cidade do Rio continuou muito na frente quando o assunto é transferência de veículos: foram 35.292, o que representa 42% do total de veículos do Estado. Em seguida, aparece São Gonçalo (3,9 mil), Duque de Caxias (3,4 mil), Nova Iguaçu (3,1 mil) e Niterói (3 mil). Os dados ajudam a entender a situação da venda de veículos seminovos, uma vez que toda transação tem que ser sucedida da transferência.

Com relação à venda de veículos novos - indicador que ajuda a entender a venda de carros zero quilômetro - Petrópolis teve 373 novos emplacamentos em setembro, número também reduzido na comparação com agosto e julho (foram 373 no mês passado, contra 397 em agosto e 415 em julho).

No mês passado, Petrópolis foi a sexta cidade do Estado em primeiros emplacamentos, perdendo apenas para o Rio de Janeiro (7,7 mil), Miterói (852), São Gonçalo (484), Duque de Caxias (476) e Nova Iguaçu (451).

A nova placa

O modelo de placa do Mercosul é diferente do atual: elas têm fundo branco com faixa azul na faixa superior, com quatro letras e três números, que podem ser embaralhadas ou não. Do lado esquerdo, está impresso o logotipo do Mercosul e, abaixo, o QR code. A placa tem bandeira do país, do Estado e o brasão da cidade.

As categorias passam a ser divididas da seguinte forma: particulares (placa preta), comercial e aprendizagem (vermelha), oficial (azul), especial (verde), diplomático (amarela) e colecionador (prateada). As cores, agora, estão apenas nas letras; no fundo, o novo modelo será sempre branco.

A troca começa pelos veículos zero quilômetro a serem registrados (primeira licença), por aqueles em processo de transferência de jurisdição, de município ou propriedade ou ainda para aqueles que desejarem a mudança voluntariamente, placa danificada ou troca de categoria do veículo. Para os demais veículos, o prazo final para troca de placa é dezembro de 2023. O valor de fabricação da placa é o mesmo do modelo antigo (R$ 219,35).

De acordo com o Detran, a nova placa garante maior segurança para os proprietários, evitando possibilidade de clonagem. O novo modelo tem código único e conterá todos os dados de confecção da placa, desde a identificação do fornecedor até o número, data e ano e modelo de fabricação do carro, além de permitir a rastreabilidade. Dessa forma, a autoridade policial identifica instantaneamente onde a placa foi confeccionada e a qual veículo pertence. Por consequência, se as características não coincidirem, será possível saber se o veículo é clonado ou não. Além do QR Code, outro item de segurança da nova placa é a marca d´água, que evita a falsificação e praticamente impossibilita a clonagem. Os novos itens inseridos na placa auxiliarão o trabalho das polícias nas fiscalizações e fraudes.

 

 



Edição anterior (1424):
quinta-feira, 04 de outubro de 2018
Ed. 1424:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1424): quinta-feira, 04 de outubro de 2018

Ed.1424:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior