Edição anterior (1307):
sábado, 09 de junho de 2018
Ed. 1307:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1307): sábado, 09 de junho de 2018

Ed.1307:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Mais de 6,7 mil pontos de luz consertados em três meses

10 equipes trabalham de dia e à noite

 

 

Entre fevereiro e maio, a empresa contratada para o conserto de pontos de luz apagados reacendeu 6,7 mil luminárias. Isto significa quase 17% de todo o parque de iluminação da cidade com mais de 40 mil pontos de luz. São 103 locais da cidade atendidos e com agora ampliação da turma encarregada: equipes foram ampliadas para 10 grupos para dar celeridade aos consertos que alcançam média mensal de 2,2 mil pontos.

“Havia uma grande reclamação da população e com eficiência no atendimento estamos conseguindo colocar em dia a iluminação. A meta é, depois de ter o parque de iluminação todo funcionando, iniciar investimentos com uso de tecnologia, de novos modelos de lâmpadas para melhorar e baratear os custos”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

Seis turmas de trabalho atuam durante o dia e mais quatro fazem os reparos no horário noturno. Os funcionários são responsáveis por corrigir diversos tipos de problemas que a luminária apresenta: lâmpada apagada à noite ou acesso durante o dia, lâmpada que acende e apaga, braço da luminária ou mesmo poste danificado, luminosidade ruim, cabos rompidos, entre outros.

 “Por contrato, a empresa tem que manter no mínimo sete equipes de trabalho. Mas também é exigido que 98% de todo parque de iluminação fique acesso. Então a empresa entendeu que era necessário ampliar o número de equipes trabalhando, o que vai acelerar o atendimento das demandas apresentadas pela população”, destaca o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Djalma Januzzi.

A prefeitura também melhorou o acesso da população oferecendo mais três meios para os pedidos: pelo telefone 0800, pelo site da prefeitura e ainda por um aplicativo. “A meta é facilitar que os pedidos cheguem para que sejam atendidos o mais rápido possível”, completa o secretário.

A população pode fazer solicitações de manutenção da rede pelos telefones 0800 024 1000 / 2246-8971 / 2233-8165. O horário do tele-atendimento é de 7h às 12h40 e de 13h às 18h40, de segunda a sexta.

Outro caminho possível é fazer a solicitação pelo site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) e pelo aplicativo disponível para celulares com sistema operacional Android (Petrópolis IP) – ambos os caminhos permitem o acompanhamento da solicitação.

Os pedidos pode ser feitos ainda diretamente no Departamento de Iluminação Pública sobre os locais com pontos apagados. As solicitações podem ser feitas no Centro Administrativo (Av. Barão do Rio Branco, 2.846 – Centro), de segunda a quinta, de 7h às 17h, e sexta, de 7h às 16h (com pausa para o almoço às 12h).

Centro da Posse recebe nova iluminação pública

Com a troca de lâmpadas, o iluminação foi ampliada, atendendo pedido de comerciantes do local

O centro da Posse agora tem uma nova iluminação pública. O trevo do distrito recebeu instalação de novos tipos de lâmpadas que vão economizar em mais da metade o gasto de energia e ampliar o iluminamento do local em 50%. O trabalho foi feito esta semana atendendo pedido de comerciantes do espaço.

Oito lâmpadas de vapor de sódio foram trocadas por lâmpadas de multivapor metálico, com o reposicionamento de algumas luminárias. Antes da substituição, o iluminamento era de 29 lux/m² (unidade de medida utilizada para iluminação). Agora, o ambiente registrar44 lux/m². Isso é mais que o dobro exigido por lei.

“A norma técnica brasileira exige que ruas com intenso fluxo de pedestre e veículos tenham no mínimo 20 lux/m², ou seja, com as alterações feitas agora, estamos muito acima do obrigatório”, explica o engenheiro elétrico do Departamento de Iluminação Pública, Leônidas Mattos. Ele foi o responsável pelo estudo de soluções para atender o pedido dos comerciantes e acompanhou os trabalhos no local.

Uma das pessoas que fez o pedido de melhorias é Roberto Pires, conhecido como “Bito”. Ele tem um comércio em frente ao trevo há 42 anos e achava que o local estava escuro. “Mesmo com as luminárias funcionando, não era o ideal. Acho que o serviço que foi feito aqui ficou bom e, com isso, o movimento vai melhorar”, elogia.

Além de melhorar a iluminação, ela também é mais eficiente e econômica. As lâmpadas anteriores usavam 5.500 watts de potência – já as novas, 2.500 watts. As lâmpadas ficam acessas, em média, 10 horas por dia, o que significa que o gasto mensal ficará 54% menor na região.



Edição anterior (1307):
sábado, 09 de junho de 2018
Ed. 1307:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1307): sábado, 09 de junho de 2018

Ed.1307:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior