Edição: domingo, 05/11/2017
Compartilhe:

  Colunistas
Marise Simões
COLUNISTA

O PROGRAMA Alô Rosemarie completou esta semana 17 anos de sucesso na Rádio Imperial. Parabéns Rosemarie Borde Serafim, você faz a diferença. Vida longa ao programa! (Divulgação) 

Academia na Serra

Para celebrar os 50 anos de criação da Faculdade de Medicina de Petrópolis, um grupo de ex-alunos propôs a realização de um evento científico, com nomes do mais alto destaque da Medicina e da Pesquisa Biomédica Brasileira. A acolhida entusiasmada dos Professores Paulo Cesar Guimarães e Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves estimulou a elaboração de um programa memorável, para homenagear tanto os alunos atuais da escola quanto tantos outros que por lá passaram e nela reconhecem parte de suas trajetórias e biografias. O evento ocorre nos dias 10 e 11 de novembro, das 8h às 18h e as inscrições podem ser feitas até o dia 07 deste mês através do site: www.fmpfase.edu.br 

Missão Empresarial I

Amahã, segunda, dez produtores orgânicos de Roraima visitam agricultores do Brejal, em Petrópolis. Eles fazem parte da Missão Empresarial de produtores rurais de Roraima que estarão no Rio de Janeiro até dia 10 deste mês, para conhecer agricultores fluminenses e suas áreas produtivas com foco na agricultura orgânica e agroecológica. O grupo será conduzido pelos técnicos do Sebrae/RJ. 

Missão Empresarial II

Além do Brejal, o roteiro inclui visitas à propriedades rurais em Sebollas, distrito de Paraíba do Sul; Angra dos Reis; e em Xerém, Duque de Caxias, além da sede da ABIO, em Santa Teresa, e a escola Lycée Molière, na capital. Hoje, existem 736 produtores certificados como orgânicos no Estado do Rio de Janeiro e o Sebrae/RJ atende cerca de 870 produtores com ações voltadas à transição da agricultura convencional para a agroecológica; apoio e orientação à certificação da qualidade orgânica, incentivo ao associativismo, acesso a mercados, comercialização em circuitos curtos, entre outros. No Brejal, o projeto do Sebrae/RJ atende 14 produtores orgânicos. 

Uma voz pela liberdade

Os escritores Ivone Sol, Almir Tosta e o artista plástico Cocco Barçante foram prestigiar a estreia da peça Luiz Gama: uma voz pela liberdade, que lotou o Centro Cultural da Justiça Federal do Rio de Janeiro.  O espetáculo traz à cena a história de um grande herói da abolição da escravatura,  interpretado pelo ator Deo Garcez (autor do roteiro), que é acompanhado pela atriz Nivia Helen. Com direção de Ricardo Torres, a peça ficará em cartaz até o dia 16, às quartas e quintas-feiras, sempre às 19h.  (FOTO - COCCO BARÇANTE, o diretor Ricardo Torres, os atores Deo Garcez e Nivia Helen, Ivone Sol, Almir Tosta e o ator José Araújo (Divulgação) 

Arte da Influência

O petropolitano Felipe Novaes Noel,  atuando como Coach há cerca de 13 anos, atendendo indivíduos, organizações e grupos de mais de dez países, volta à sua cidade trazendo novidades. A primeira iniciativa é o Workshop Coaching: arte a influência – criando mudança duradoura  que vai acontecer em quatro encontros, nos dias 11, 12, 18 e 19 de novembro, de 10h as 20h, na Base Instituto de Desenvolvimento Humano, na Rua 7 de abril, com um encontro extra, um mês depois para consolidar e revisar o que foi aprendido. 

Encontro Literário

Coral, bate-papo e lançamento de livro estão previstas para o 1º Encontro Literário da Posse, que vai ocorrer nos dias 8, 9 e 10 de novembro no Ceu da Posse. Cerca de 300 alunos da rede municipal de ensino participarão do evento que contará, ainda, com a apresentação de vários projetos que envolvem a rede municipal de ensino, como “Fortalecendo a Resiliência” e “Fazenda Vira-Mundo”. 

Música e contação de histórias

A Casa da Educação Visconde de Mauá será palco de duas oficinas de música e contação de histórias, no dia 4 de dezembro. Os interessados em participar das oficinas devem fazer a inscrição pelo e-mail contato@pranaproducaocultural. com.br. As atividades integram os projetos “O Planeta e Suas Histórias” e “João e Maria Cantam Histórias”, ambos de Valéria Wanderley, que foram aprovados no Edital de Seleção de Projetos Culturais do Fundo de Cultura, do IMC – Instituto Municipal de Cultura. 



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior