Disque entulho    Educação
sábado, 12/08/2017
Voltar


Meio Ambiente flagra descarte irregular de entulho no Centro e em Nogueira

Operação também encontrou uma oficina mecânica atuando sem o licenciamento correto

 

 

O setor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente flagrou o despejo irregular de entulho no Centro e em Nogueira. Em uma operação realizada nesta sexta-feira (11.08), as equipes notificaram os donos dos terrenos nas Ruas Visconde do Bom Retiro e Bolívia. O material terá que ser retirado em um prazo de 10 dias, caso contrário, eles serão multados. Além disso, em Corrêas, os fiscais deram um prazo de um mês para o proprietário de uma oficina mecânica dar entrada na documentação correta para o funcionamento. Caso ele não cumpra a exigência, o estabelecimento pode ser interditado.


O chefe do setor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, Miguel Fausto, lembrou que a responsabilidade do entulho é de quem realiza a obra. “Nestes casos, é fundamental destacarmos que os entulhos de obras, construções e reformas são de responsabilidade da fonte geradora, cabendo à mesma o acondicionamento, o transporte e a sua destinação final adequada sem que comprometa a limpeza pública e o Meio Ambiente”, disse.


“Vale destacar que a prefeitura oferece para a população o Disque Entulho, facilitando o transporte deste tipo de material. Dessa maneira, existe o descarte atendendo a política nacional de resíduos sólidos, sem prejudicar a natureza”, completa Miguel.


Na Estrada Mineira, em Corrêas, a equipe de fiscalização flagrou uma oficina mecânica funcionando sem a licença ambiental correta e sem o alvará de localização. O responsável pelo local terá que dar entrada na documentação em um prazo de 30 dias, caso contrário, o espaço pode ser interditado. “Devemos ressaltar que o funcionamento, a instalação e a operação de empreendimentos e atividades consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras dependem de prévia autorização do órgão, portanto, o licenciamento ambiental é necessário para as oficinas mecânicas, cuja a atividade envolve muitas substâncias tóxicas prejudiciais a natureza”, explica Miguel.


O secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio, destaca o trabalho do setor que visa coibir os crimes ambientais na cidade. Novas operações acontecem nas próximas semanas.


“Recebemos, em média, três ligações denunciando algum crime ambiental, como casos de desmatamento, queimadas e movimentações irregulares de terra. Estamos montando operações para coibir essas atividades em todo o município. É fundamental que a população nos ajude”, disse Fred.
Disque entulho retira materiais gratuitamente


A Comdep oferece o Disque Entulho. Em média, as equipes realizam 15 atendimentos por dia, retirando gratuitamente até 20 sacos de entulho a partir da coleta agendada. Para marcar uma data para passagem do caminhão, qualquer pessoa pode ligar para 2243-7822. O programa possui rotas fixas, mas moradores de qualquer bairro podem pedir o recolhimento – o serviço, que é voltado para quem gera pequena quantidade, vai ser programado de acordo com a disponibilidade.



Voltar


Casando com Estilo



Topo