Edição: quinta-feira, 07/12/2017
Compartilhe:

  Ambiente

Meio Ambiente promove “aulão” em escola municipal no Carangola

Alunos aprenderam sobre a importância da preservação ambiental e os cuidados com os animais domésticos

O setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente promoveu na terça-feira (05.12) na Escola Municipal São Geraldo, no Carangola, sobre a importância da preservação ambiental e cuidados necessários para ter um animal doméstico. Também foram oferecidas atividades recreativas sobre os temas para as crianças, com brincadeiras em grupo e um mutirão de limpeza da área verde do local. Participaram das atividades 40 alunos do quarto e quinto ano, além dos professores e de outros funcionários do colégio.

A ação faz parte do projeto Inteligência Ambiental, criado pela Secretaria de Meio Ambiente em agosto e que tem o objetivo de aproximar as crianças e os adolescentes dos espaços naturais do município e ensinar a importância da preservação ambiental.

“É fundamental que os jovens da nossa cidade estejam integrados com os locais públicos que tenham acesso a natureza, além de aprenderem um pouco mais sobre a importância de preservamos e cuidarmos do Meio Ambiente. É importante o entendimento que preservar a natureza é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele”, explica Anderson Maverick, coordenador de Educação Ambiental da prefeitura.

Responsável pela palestra sobre os animais domésticos, a coordenadora de Bem-estar Animal, Elisabete Amorim, explica que aulas como essa evitam crimes ambientais no futuro. Ela destaca a integração das crianças durante a conversa.

“O mais importante é que as crianças sempre interagem, participam, comentam, sempre super interessadas no assunto. A conversa é fundamental para que a gente diminua os casos de crimes ambientais no futuro, especialmente, contra os animais”, afirma Elisabete.

Ainda este mês, a Secretaria de Meio Ambiente vai realizar o plantio de mudas de árvores em Itaipava, com o objetivo de orientar a população sobre a importância da preservação de áreas verdes do município. Também estão previstas novas reuniões para a implementação do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente.

“É fundamental orientarmos a população sobre questões que influenciam diretamente a vida de cada um de nós, como o descarte do lixo, economia de água, desmatamento, reflorestamento e a preservação do nosso patrimônio. Nossas equipes estão trabalhando para garantir um futuro mais consciente para a nossa cidade”, explica o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.   

 



Compartilhe:



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior