Edição anterior (1362):
sexta-feira, 03 de agosto de 2018
Ed. 1362:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1362): sexta-feira, 03 de agosto de 2018

Ed.1362:

Compartilhe:

Voltar:


  Serra de Petrópolis

MercoSerra entrega Carta de Repúdio à Concer para presidência da ANTT

Mais de 30 instituições assinaram o documento

A Carta de Repúdio criada pelo MercoSerra e Sicomércio que relata a insatisfação dos moradores de Petrópolis com relação aos serviços prestados pela concessionária Concer foi entregue na quarta-feira (01.08) ao presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT – em Brasília, Mário Rodrigues e ao Tribunal de Contas da União, aos ministros Aroldo Cedraz, relator do processo no TCU e Walton Alencar Rodrigues.

O documento também foi entregue a José Carlos Medaglia, secretário especial adjunto da Secretaria do Programa de Parcerias e Investimentos.  Participaram dos encontros o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, que também é presidente do Sicomércio e tesoureiro do MercoSerra, o presidente do MercoSerra, Luiz Fernando Gomes e o tesoureiro da entidade, Osmar Félix.

A Carta de Repúdio foi assinada por mais de 30 representantes de instituições e relata a situação caótica e insustentável em que se encontra a BR-040, no trecho que liga o Rio de Janeiro à Juiz de Fora – principalmente na subida da serra de Petrópolis, principal eixo de mobilidade urbana que faz a ligação do município com a capital do estado.

A carta solicita celeridade no processo que determina a suspensão do direito de concessão da empresa e o avanço no processo da contratação de uma nova empresa para administrar a via, além da retomada das obras da Nova Subida da Serra.

“O encontro foi positivo. Tivemos a oportunidade de explicar como as péssimas condições da via atrapalham o desenvolvimento econômico do nosso município, desde o escoamento dos produtos originários da região, até a rotina daqueles que trabalham no Rio e precisam fazer o percurso de descida e subida e até mesmo os turistas”, disse Marcelo Fioroni.

“Estivemos, em abril deste ano, reunidos com representantes da ANTT e solicitamos mais rigor no acompanhamento das ações da concessionária responsável pela BR-040 - Concer. Apresentamos os problemas, mas nada foi resolvido. A sociedade precisa se unir para acabar com esse desgaste. A união de todos é muito importante nesse processo. Pagamos nossos impostos e merecemos respeito”, disse Luiz Fernando Gomes, presidente do MercoSerra.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, mais de 14 mil estabelecimentos entre indústrias, comércio e prestadores de serviços são diretamente afetados pelas péssimas condições da rodovia, com relação ao recebimento de matéria prima e escoação de produtos. Além disso, os cerca de 1,6 milhão de turistas que a visitam a cidade anualmente também sentem os reflexos das péssimas condições da rodovia.

Entre as entidades que assinaram o documento estão: Petrópolis Convention e Visitors Bureau, Associação das Cervejas Artesanais de Petrópolis, Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis, OAB Petrópolis - 3ª subseção, Grupo Empresarial da Rua Teresa, Lions Clube, Sindicato dos Empregados no Comércio, Instituto Histórico de Petrópolis, ARTE, Faetec - unidade Cascatinha, Feirinha de Itaipava, Grupo Empresarial da 16 de Março, CDL e Instituto Pró Gestão Participativa.

O processo que pede a caducidade da concessão à Concer foi encaminhado para o TCU. “Também tivemos a oportunidade de entregar a carta para os ministros do TCU e manifestamos o descontentamento da sociedade civil com a demora na decisão com relação ao processo. Recebemos a informação que um novo edital para concessão e administração da via já está em andamento. Várias audiências públicas sobre o tema serão realizadas e solicitamos a priorização da questão. A pesquisa de campo já está em andamento. Após audiências públicas, o projeto passará por analise do Tribunal de Contas da União”.



Edição anterior (1362):
sexta-feira, 03 de agosto de 2018
Ed. 1362:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1362): sexta-feira, 03 de agosto de 2018

Ed.1362:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior