Edição: segunda-feira, 05/03/2018
Compartilhe:

  Chuvas

Ministro da Integração Nacional garante apoio para recuperar Caxambu e Bela Vista

Prefeito decreta situação de emergência localizada apenas para os dois bairros

 

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, em contato por telefone com o prefeito Bernardo Rossi, na noite deste domingo (05.03), garantiu a Petrópolis apoio do governo federal na recomposição das áreas atingidas pela forte cabeça d’água na tarde de sábado (03.03). Uma resposta rápida, em especial à região do Caxambu, onde a agricultura, que também foi atingida, é atividade econômica para 100 famílias, é um dos motivos apresentados pelo prefeito para que a União ajude o município a restabelecer acessos aos bairros e plantações no local.

“Expus ao ministro a necessidade de uma atuação imediata e dependemos de recursos para isso.  Helder Barbalho se comprometeu a ajudar Petrópolis na recomposição destes locais e está recebendo muito positivamente projetos mais estruturais de contenção de encostas e prevenção que estamos apresentando ao ministério”, afirma o prefeito Bernardo Rossi, que esteve semana passada, em Brasília, com o ministro, para apresentar uma série de projetos para a cidade.

A situação de emergência – localizada para Caxambu e Bela Vista – está sendo decretada pelo prefeito para o recebimento dos recursos e para que seja ágil contratações de obras e serviços necessários para recompor as áreas.  “Isto vai dar celeridade às ações, contratação de serviços e mão de obra. A população está acostumada a sucessivos decretos de emergência ou de calamidade que não cumpriram essa missão, de recompor de imediato. O decreto que assino foi embasado tecnicamente e com a meta de funcionar como deve ser”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

Relatório da Defesa Civil do município apontou pelo decreto de situação de emergência considerando ainda que poderia haver agravamento do quadro. O trâmite segue a instrução normativa do Ministério da Integração Nacional a qual a Defesa Civil nacional é subordinada.

Retornando às comunidades nesta segunda-feira (05.03) o prefeito Bernardo Rossi falou aos moradores sobre a situação de emergências e os efeitos esperados. “Vamos garantir mais rapidez para a recomposição e melhorias para as áreas, são prioridade. Estamos presentes desde sábado nas comunidades e assim permaneceremos até tudo estar restabelecido”, afirmou.

Fotos: Marcello Santos



Compartilhe:


Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior