Edição: sábado, 09/06/2018
Compartilhe:

  PROCON

Motéis e hotéis são fiscalizados em ação do Dia dos Namorados

Charme, Campestre, Fujiama, Hotel York e Serra Estrela receberam orientação

             Cinco motéis e hotéis de Petrópolis receberam uma fiscalização educativa nesta sexta-feira (08.06). A ação foi realizada pela equipe do Procon com foco no Dia dos Namorados. Os fiscais do órgão de defesa do consumidor estiveram no Charme, Campestre, Fujiama, Hotel York e Serra Estrela esclarecendo dúvidas das equipes desses estabelecimentos e informando sobre o correto trato com os clientes. A ação faz parte da Operação Cupido, que até 12 de junho realiza atividades com o intuito de evitar dores de cabeça nesta época do ano.

Tanto os hotéis quanto os motéis têm a obrigação de prestar esclarecimento quanto à informação de preços praticados. Assim, é importante conferir as possibilidades de acomodação, os respectivos preços, as formas de pagamento e quantas horas compreendem a diária ou o pernoite. Os preços dos itens do frigobar devem ser informados previamente e por escrito. Além disso, os motéis e hotéis lançam promoções para essa data, portando, convém comparar as vantagens oferecidas e, até fazer a reserva antecipadamente.

“Nossa equipe já passou pelas floriculturas e, agora, pelos hotéis e motéis. Até o dia 12, vamos orientar donos de restaurantes e bares, lojas de chocolates e perfumarias – principais artigos para presentear nesta data. Estamos nos baseando no Código de Defesa do Consumidor, mas também teremos no próprio Dia dos Namorados uma ação voltada ao público na Praça Alcindo Sodré, de 13 às 17h”, explica o coordenador do órgão, Bernardo Sabrá.

O Procon orienta aqueles que vão sair para jantar, que façam reservas antecipadamente no local escolhido, uma vez que os restaurantes costumam lotar nesta data. Vale lembrar que os consumidores têm o direito de visitar a cozinha e o restaurante deve informar, por meio de cartazes, se aceita cartão de débito/crédito e quais as bandeiras, antes do consumidor fazer o pedido. A informação referente à taxa de serviço deve ser prestada no cardápio e na nota fiscal de forma clara e precisa, inclusive, discriminado o valor cobrado e a orientação sobre a cobrança ser opcional. Quanto à cobrança de couvert artístico, há permissão para praticá-la quando houver música ao vivo ou outra manifestação artística no local, desde que haja a informação prévia. O horário de início do show também deve ser informado. 

Quem vai optar em presentear com flores a recomendação é pesquisar preços, tipos de flores e arranjos antes de escolher, pois dependendo do material utilizado o preço poderá sofrer alterações consideráveis. Já quando aos perfumes e cosméticos, o consumidor deve sempre verificar a rotulagem, data de validade, composição (caso a pessoa presenteada apresente quadro alérgico), cuidados no manuseio e armazenamento e nome, endereço e CNPJ do fabricante/importador. Para cosméticos é preciso verificar se há o número do registro do Ministério da Saúde. Produtos importados devem trazer estas informações traduzidas para o português. 



Compartilhe:


Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior