Edição anterior (1182):
domingo, 04 de fevereiro de 2018
Ed. 1182:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1182): domingo, 04 de fevereiro de 2018

Ed.1182:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidadania

Município se prepara para implantar programa ‘Criança Feliz’

Iniciativa garantirá o desenvolvimento integral de crianças desde a gestação

Governo Federal enviará R$ 45 mil mensais para custeio das ações

 

A prefeitura projeta para abril a implantação do Programa Criança Feliz, que visa estimular o desenvolvimento integral de crianças em situação de risco ou vulnerabilidade social, na primeira infância – fase determinante para o desenvolvimento de habilidades de coordenação, memória e capacidade de aprendizado. Petrópolis foi umas das 50 cidades participantes do seminário do programa realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 30 e 31 de janeiro, e um dos municípios elogiados pelo ministro de Desenvolvimento Social, Osmar Terra pela dedicação para implantação do programa.

Osmar Terra, além de liberar a verba federal de R$ 45 mil mensais para implantação do Programa Criança Feliz no município também se compromete a vir pessoalmente ao lançamento, previsto para abril. O ministro elogiou a evolução da prefeitura que em 2017 protocolou quatro projetos junto ao Ministério, além de conquistar recursos para implantação de dois programas do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) - Criança Feliz e AEPETI (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), ambos com envio de verbas do governo federal.

A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) alcançará 700 famílias que tenham crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O programa tem previsão para inicio em abril e irá funcionar em todas as oito unidades do Centro de Referência a Assistência Social (Cras) do município.

“Uma das características da nossa gestão é o trabalho integrado entre as secretarias. A Assistência Social, Saúde e Educação estarão envolvidas para mudar a realidade dessas crianças. O programa orientará as famílias sobre a melhor maneira de estimular os filhos nos estudos, para diminuir a evasão escolar, acompanhamento das gestantes desde o pré-natal, preparando as mães em toda linha de cuidado, além do fortalecimento do vínculo familiar. A iniciativa tem como ponto central a visitação domiciliar que será realizada pelos técnicos da Assistência”, explica o prefeito Bernardo Rossi.

A equipe do programa Criança Feliz é formada por 23 técnicos que serão os visitadores das famílias e dois supervisores. Em março ocorrerá um curso de formação para os supervisores no Rio de Janeiro além da intensificação das capacitações internas. A primeira fase de capacitação da equipe ocorreu na última quinta-feira (01.02) no Cras Centro.

“Os visitadores serão capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc. A troca com as famílias será rica e constante. Para participar do programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família. Por conta disso montamos um comitê estratégico para mapearmos essas famílias e criarmos o plano de implantação”, anuncia a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

A secretária Denise Quintella explica sobre a importância dos estímulos e cuidados até os 6 anos de idade para o desenvolvimento social da criança por toda a vida.

 “A formação inicial é determinante. O caráter, as competências e a inteligência de uma pessoa são definidos nos primeiros anos de vida. Por isso, é muito importante que a criança receba esse cuidado especial para que se torne um adulto mais preparado”, destacou a secretária. 

Para o prefeito Bernardo Rossi, o Programa “Criança Feliz” está em sintonia com as políticas públicas já desenvolvidas em Petrópolis. “Esse projeto veio a somar com o espírito de acolhimento que já empregamos em todos os projetos que executamos. Sem dúvidas, um passo muito grande que estamos dando para promover a qualidade de vida dos petropolitanos”, destaca o prefeito. 



Edição anterior (1182):
domingo, 04 de fevereiro de 2018
Ed. 1182:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1182): domingo, 04 de fevereiro de 2018

Ed.1182:

Compartilhe:

Voltar:

Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior