Edição: quinta-feira, 07/12/2017
Compartilhe:

  Geral

Música anuncia a chegada das férias na Casa da Educação

Evento é aberto a alunos e familiares

A Casa da Educação está preparando uma apresentação especial para marcar a chegada das férias nos cursos e aulas oferecidos para os alunos da rede municipal e servidores. Nessa quinta-feira (07.12), a partir das 18h, irão se apresentar o Coral dos Anjos, o Coral das Princesas de Petrópolis, além dos alunos da turma de violino e os da turma de canto da Casa da Educação.

Foram convidados para as apresentações os pais e familiares dos alunos atendidos na Casa. Atualmente, 600 crianças participam de aulas ecléticas na Casa: teatro, inglês, canto, violino, flauta, informática, capoeira e violão. Além disso, neste ano, a Casa passou a abrigar os ensaios do Coral dos Anjos, sob a regência de Danilo Henriques, e o das Princesas de Petrópolis, sob a coordenação de Rodrigo d’Ávilla.

“É o fechamento de um ciclo de muito sucesso. A Casa, que antes atendia 180 alunos, passou a oferecer aulas no contraturno para 600 alunos. Agradeço o empenho dos profissionais que atuam na Casa da Educação. A Casa histórica respira cultura e arte e está de portas abertas para atender os alunos da rede municipal”, disse o secretário de Educação, Anderson Juliano.

As apresentações serão ainda mais especiais porque marcarão a inauguração do palco da Casa da Educação. Em outubro, os professores da Casa se juntaram, montaram uma banda e fizeram um show no Theatro Dom Pedro com o objetivo de arrecadar fundos para a construção do palco.

“Sinto-me orgulhosa pelo trabalho que desenvolvemos juntos na Casa da Educação Visconde de Mauá no ano de 2017. Foram projetos lindos, inclusivos e que fizeram total diferença ao nosso público. Com certeza, em 2018, será ainda melhor, pois traçamos o Projeto Político Pedagógico da Casa e entendemos sua importância para a cidade de Petrópolis”, contou a diretora da Casa da Educação, Catarina Maul.

Quem prestigiar o evento poderá conferir de perto o que os alunos das turmas de violino e canto aprenderam durante o ano. O evento também contará com apresentação especial do Coral dos Anjos. Formado por 24 integrantes, o coro foi criado em 2012 com a intenção de transformar realidades e promover a autoestima dos componentes que são portadores de necessidades especiais como autismo, síndrome de Down, deficiência visual e auditiva.

“Um projeto como o Coral dos Anjos requer muita atenção e cuidados, coisas que se tornam fáceis no primeiro contato que você tenha com os integrantes. Eles quebram qualquer barreira que exista com seu jeito simples de ver o mundo e a alegria e o amor que eles transmitem por meio da música. Na casa da educação, nesse ano, tivemos essa troca maravilhosa com os profissionais da casa Barão de Mauá. Além de termos um espaço adequado para os ensaios, conseguimos avançar bastante este ano nessa Casa”, afirmou Danilo Henriques.

O Coral das Princesas de Petrópolis também marcará presença no evento. O grupo começou a ensaiar nesse ano na Casa da Educação. Com a iniciativa, foram abertas vagas para os alunos da rede no preparatório das Princesas e para os iniciantes no Coral.

“A melhora cognitiva é perceptível nas crianças que participam do coral. É uma experiência transformadora em todos os sentidos, oferecer a música que é a melhor coisa que a humanidade já criou para as crianças, promovendo uma transformação do ponto de vista cultural e também social. É uma grande alegria poder ensaiar com as crianças nessa casa que tem um valor histórico tão importante para a nossa cidade”, disse o maestro Rodrigo d'Ávila, acrescentando que “Se não fosse a Casa de educação ter aberto as portas para o coral das Princesas, era muito provável que este tivesse encerrado suas atividades. Muito além de ser apenas um espaço de ensaios, a casa de educação respira e transpira arte e cultura pelos seus poros”, explicou o maestro Rodrigo d’Ávilla.



Compartilhe:



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior