Edição anterior (1365):
segunda-feira, 06 de agosto de 2018
Ed. 1365:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1365): segunda-feira, 06 de agosto de 2018

Ed.1365:

Compartilhe:

Voltar:


  Saúde

Mutirão promove consultas a 420 pessoas no HAC

Esta é a segunda ação do tipo, neste ano, beneficiando mais de 800 pessoas

 

Mais 420 pessoas foram atendidas no mutirão de consultas pré-agendadas, realizado no Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro (HAC), neste sábado (04.08). Este foi o sétimo mutirão do HAC, sendo o segundo de consultas. Com esta segunda ação, são 840 as pessoas beneficiadas, com atendimento agendado e ágil, em apenas um dia.  

“Com muito esforço conseguimos reduzir a fila para cirurgias e exames no Hospital Alcides Carneiro. Quando iniciamos a gestão, encontramos uma fila de mais de 5 mil pessoas que vinham aguardando por mais de dois anos para a realização de Ressonância Magnética, por exemplo. Com muito trabalho, conseguimos reduzir a fila e continuamos neste propósito em vários outros setores, para agilizar os processos e dar mais conforto à população”, destacou o prefeito Bernardo Rossi, que visitou a unidade durante o mutirão.

Ao todo, foram 80 consultas de cirurgia geral, além de cardiologia com risco cirúrgico, proctologia, otorrinolaringologia, neurologia, oftalmologia, dermatologia, ginecologia e cirurgia plástica, que tiveram 40 consultas cada, e ginecologia pré-operatória, com 20.

“Com os mutirões, vamos avançando em direção ao objetivo, que foi compromisso de nossa gestão: facilitar o acesso a estas consultas, exames e entrega de resultados. Este trabalho é fundamental para um rápido diagnóstico e início de tratamento o mais breve. Quero agradecer a toda a equipe que compareceu neste sábado pelo comprometimento e vontade de fazer o melhor pela nossa população”, afirmou o secretário de Saúde, Silmar Fortes, citando os 30 profissionais que atuaram durante o mutirão.

O Ambulatório ofereceu, ainda, exames, como eletrocardiogramas e de sangue. Os casos em que houvesse necessidade, os pacientes também puderam ser encaminhados para realização de ressonância magnética no Centro de Imagens do HAC. Esta é a segunda ação deste tipo, neste ano. No primeiro mutirão de consultas, em maio, 420 pessoas foram atendidas em seis especialidades. A ideia é atender a demanda diária, concentrando as consultas em um único dia.

“Já promovemos, só neste ano, mutirões de cirurgia geral, cirurgia vascular e de exames de endoscopia, além do mutirão noturno de cirurgia urológica, que, em apenas uma noite, 20 pessoas puderam passar por procedimentos. Queremos continuar com esta ideia dos mutirões, que é uma forma de atender um número grande de pessoas em apenas um dia”, afirmou o diretor presidente do HAC, Filipe Furtuna.

O Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro fez 69,4 mil atendimentos, em 2017, 6% mais que no anterior, que fechou com 65,3 mil consultas realizadas. Em 2018, de janeiro até o início de junho, quase 38 mil pacientes foram atendidos.

A diarista Laurineide da Silva, de 53 anos, é paciente do Ambulatório e vai todas às terças-feiras para fazer acupuntura. “Achei incrível esta ideia. Olha quantas pessoas puderam ser atendidas aqui! Quero parabenizar toda a equipe que trabalha na unidade, porque sempre sou muito bem recebida. Não tenho problemas para marcar as consultas, sou sempre atendida com agilidade”, comentou a moradora do Valparaíso.

A unidade oferece, ao todo, 30 especialidades médicas – urologia, endocrinologia, reumatologia, entre outras. Para o primeiro atendimento na unidade, é preciso ter um encaminhamento fornecido pelo médico no Posto de Saúde da Família (PSF) ou Unidade Básica de Saúde (UBS). Esse encaminhamento é regulado pela Secretaria Municipal de Saúde para agendamento junto ao hospital.



Edição anterior (1365):
segunda-feira, 06 de agosto de 2018
Ed. 1365:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1365): segunda-feira, 06 de agosto de 2018

Ed.1365:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior