Edição: quinta-feira, 12/04/2018
Compartilhe:

  Educação

Na roda de formação: diálogos reflexivos com os educadores

20 servidores participaram de encontro na Casa da Educação Visconde de Mauá

 

Refletir sobre a infância, conhecer os estágios de desenvolvimento das crianças e desenvolver nas unidades escolares atividades que podem oportunizar o desenvolvimento integral das crianças. Com esses objetivos, a equipe de formação da Secretaria de Educação realizou mais um encontro com servidores municipais nessa quarta-feira (11.04). Dessa vez, 20 educadores que atuam na educação infantil participaram da formação que ocorreu na Casa da Educação Visconde de Mauá.

A formação foi realizada por Jaqueline Torres e Marcela Majella. A infância e as fases de desenvolvimento da criança segundo os pensadores Freud e Piaget, nortearam o conteúdo programático.

“As formações são importantes porque provocam a troca de experiências entre os profissionais, através de atividades direcionadas e coordenadas pela equipe técnica da Secretaria de Educação, especializada nas formações. A atualização do conhecimento e a oportunidade de tirar dúvidas acabam se tornando um grande motivador para esses profissionais”, explicou a secretária de Educação, Samea Ázara.

A importância de promover atividades que incentivem a memória afetiva das crianças foi um destaque na formação. “A intenção é a de mostrar que as memórias das crianças na fase da educação infantil estão ligadas ao afeto”, explica Jaqueline.

O acolhimento do educador, a troca de experiências com outros profissionais, o mapeamento do Centro de Educação Infantil onde o educador atua também foram estímulos repassados para os profissionais. “É importante que cada um preste atenção no mapeamento do CEI, perceber os materiais que estão no local e de que forma estão sendo trabalhados com as crianças. Será que a troca de experiências não pode ser ainda melhor com atividades diferenciadas? São questões que os educadores devem refletir”, explicou Marcela.

“Muito importante essa formação. Oportunidade de trocar experiências, tirar dúvidas e contar um pouco sobre a nossa vivência no espaço escolar”, disse Leandro Meira, educador que atua no CEI Professora Patrícia Ferreira da Silva.

 



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior