Edição: terça-feira, 05/12/2017
Compartilhe:

  Empregos

Número de desempregados no país reduz no último trimestre

Em Petrópolis, o número de admissões cresceu em comparação com os dois últimos trimestres

Letícia Knibel - leticia.knibel@diariodepetrópolis.com.br

 

 A taxa de desocupação no país continua apresentando queda. É o que revela a pesquisa divulgada na quinta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por meio da PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. No último trimestre (entre agosto e outubro de 2017), houve recuo de 0,6 ponto percentual em relação ao número de brasileiros desempregados. Neste período, a taxa de desocupação atingiu 12,2% contra 12,8% do trimestre anterior (maio a julho).

De acordo com os dados da pesquisa, mais de 800 mil pessoas conseguiram uma vaga no mercado no último trimestre, sendo somadas ao total de 91,5 milhões de brasileiros em atividade no país nesse período.

Ainda segundo o PNAD, o número de empregados com carteira de trabalho assinada apresentou estabilidade em relação ao trimestre anterior, somando 33,3 milhões de pessoas. Já os dados referentes aos trabalhadores informais registraram acréscimo de 1,4% (326 mil pessoas) comparado aos meses entre maio e julho deste ano.

Em Petrópolis, os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) também apontam aumento na taxa de desocupação quando comparados aos trimestres referentes aos meses entre agosto e outubro, e maio e julho. No último período foram contratadas 5.367 pessoas, contra 4.931 referentes ao trimestre anterior. Ou seja, um aumento de 8,84% no número de pessoas contratadas.

O serviço Balcão de Empregos, mantido pelo Departamento de Trabalho e Renda da Prefeitura (que pertence a Secretaria de Desenvolvimento Econômico), também tem ajudado o petropolitano que busca vagas no mercado. Somente este ano, foram mais de cinco mil currículos cadastrados, que resultaram em 121 processos seletivos e o encaminhamento de 900 candidatos para entrevistas de empregos.

De acordo com informações do setor, o serviço recebe cerca de 500 novos currículos por mês, sendo que, em média, 20 são cadastrados semanalmente.

Outra oportunidade oferecida pelo Departamento são os encontros realizados com os candidatos para falar sobre tendências do mercado, necessidade de especialização e atualização de conhecimento. Até o momento, 122 pessoas já participaram da ação.

O setor ainda ressalta que os candidatos interessados nas vagas devem cadastrar seus currículos na prefeitura por meio do site www.petropolis.rj.gov.br. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (24) 2233-8113.                     

Setor de construção apresenta aumento nas contratações

 Ainda de acordo com os dados do IBGE, entre agosto e outubro de 2017 os setores do mercado de trabalho que mais apresentaram crescimento foram: construção (2,5% ou mais 169 mil pessoas), informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (3,2% ou mais 311 mil pessoas) e serviços domésticos (2,8% ou mais 173 mil pessoas). Os demais grupamentos não apresentaram variação estatisticamente significativa quando comparados ao período anterior.

Já o rendimento médio real habitualmente recebido em todos os trabalhos pelas pessoas ocupadas foi estimado em R$ 2.127, registrando estabilidade frente ao trimestre de maio a julho de 2017 e em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Área de anexos

 



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior