Edição: sexta-feira, 21/04/2017
Compartilhe:

  Cidade

O que abre e o que não abre no feriado e no fim de semana

Pontos turísticos e parques vão funcionar nesta sexta-feira (21) e no fim de semana; comércio está autorizado a funcionar

 

Philippe Fernandes

Os petropolitanos terão, nesta semana, mais um feriado prolongado. Na sexta-feira, é comemorado o Dia de Tiradentes (21), e, no domingo (23), será a vez do Dia de São Jorge. No entanto, a cidade terá diversos atrativos durante o fim de semana. Confira o que funciona na cidade.

Comércio

Seguindo o que aconteceu no feriado da Páscoa, as lojas estão autorizadas a abrir em toda a cidade nos dias 21 e 23. De acordo com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Petrópolis, 170 lojas devem estar abertas no primeiro distrito, sendo 70% na Rua Teresa e 10% no polo de modas do Bingen. O polo de modas do Bingen e Rua Teresa vão abrir normalmente no sábado, de 9h às 15h e de 9h às 18h. Os estabelecimentos dos distritos também podem funcionar, obedecendo acordo específico feito para a região

.
A Feirinha de Itaipava estará aberta todos os dias, 10 às 19h, respectivamente, e na sexta o funcionamento das lojas é facultativo. Também é facultativa a abertura dos shoppings do Centro Histórico na sexta, mas é normal o horário no sábado, de 9h às 20h. Já os de Itaipava estarão funcionando normalmente todos os dias de folga.


Supermercados, mercados e minimercados abrem normalmente todos os dias. O Hortomercado, em Itaipava, também estará de portas abertas todos os dias até 18h, exceto no domingo (23), quando o horário vai até 13h.

Bancos

Os bancos funcionam normalmente hoje e fecham na sexta-feira (21), voltando ao funcionamento normal na segunda (24). Os caixas rápidos (terminais de autoatendimento) funcionam normalmente, exceto o da agência do Banco do Brasil na Rua do Imperador, que fecha nos dias em que não há expediente.

Atrativos turísticos

Diversos atrativos turísticos e parques da cidade estarão funcionando. Estarão abertos todos os dias, de sexta-feira (21) a domingo (23) o Museu Casa de Santos Dumont, de 9h às 17h30 (visitação), e 17h (bilheteria); o Palácio de Cristal, de 9h às 18h; o Museu Casa do Colono, de 8h30 às 16h; Museu Imperial, de 11h às 18h (visitação), e 17h30 (bilheteria); Palácio Amarelo, de 10h às 17h; Palácio Quitandinha, de 9h30 às 17h; e o Museu de Cera de Petrópolis, sexta e domingo, de 10h às 17h, e no sábado, até 18h; e a Casa Stefan Zweig, no Valparaíso, de 11h às 17h.


A Casa de Cultura Cocco Barçante vai funcionar no sábado e domingo, de 11h às 17h; a Casa da Ipiranga na sexta e domingo, de 14h às 18h; e o Palácio Itaboraí vai abrir para visitação somente no sábado, de 9h às 16h. O Museu da FEB e Palácio Rio Negro não informaram o horário de funcionamento nesse período.
Os Centros Culturais Raul de Leoni, de Cascatinha, de Nogueira, além do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade estarão fechados, voltando a funcionar somente na segunda-feira. O Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa, em Pedro do Rio, vai funcionar nesta sexta, de 9h30 às 17h e no sábado até 15h.


Já os parques da cidade estarão abertos todos os dias como mais uma opção de lazer. O Parque Cremerie funciona de 8h às 17h30; e a piscina de 10h às 16h30. O Parque Municipal, em Itaipava, abre 6h e fecha às 18h. Excepcionalmente neste período, de quinta a domingo, o local funciona até 23h por conta de um parque de diversão montado no espaço. O Parque Natural Municipal Padre Quinha funciona de 7h às 17h, exceto em dias de chuva quando fica fechado. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos abre diariamente, de 8h às 17h.
Todos os dias os Centros de Informação Turística (CIT) também estarão abertos para auxiliar os turistas e visitantes. No Centro Histórico (Rua da Imperatriz) e Itaipava (Parque Municipal) eles funcionam de 9 às 18h; na Praça da Liberdade, Quitandinha e Bingen, de 8h30 às 17h30. Mais informações também podem ser obtidas pelo Disque Turismo, por meio do número 0800-0241516.

Ônibus extra

No Terminal Rodoviário Governador Leonel Brizola, no Bingen, a expectativa é de aumento de 30% em relação ao movimento dos dias normais. Cerca de 20 mil pessoas devem passar pela estação durante o feriado prolongado. Hoje, estão previstos ônibus extra para Cabo Frio (dois veículos), São Paulo (um veículo) e Mar de Espanha (um veículo).



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior