Edição anterior (1159):
sexta-feira, 12 de janeiro de 2018
Ed. 1159:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1159): sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Ed.1159:

Compartilhe:

Voltar:


  Geral
 
 A MULHER-MARAVILHA desta semana é a jornalista Jaqueline Costa, que já trabalhou no Diário de Petrópolis e agora está na Ascom da Prefeitura.

 

Corrida de rua

O calendário de corridas de rua de Petrópolis será aberto no próximo domingo (14.01) com a prova do grupo Nós Fazemos a Diferença. A largada acontece às 7h30 na sede da prefeitura, na Avenida Koeler, 260, no Centro. Os participantes devem levar um quilo de alimento não perecível que será entregue para instituições de caridade do município. As inscrições terminaram e os kits serão retirados pelos corredores no sábado (13.01) de 9h às 18h na Estrada União e Indústria, 11.777, em Itaipava.

 

Febre amarela 

Petrópolis é um dos poucos municípios do Estado a ter grande parte da população imunizada contra febre amarela com 194 mil doses aplicadas. Nunca ocorreram casos comprovados ou sob investigação da doença em humanos, mesmo assim a prefeitura segue as recomendações preventivas do Ministério da Saúde disponibilizando as vacinas em 15 unidades de Saúde com rotina de vacinação diariamente.

 

Guias de turismo

A primeira reunião mensal do ano entre a Turispetro e guias de turismo de Petrópolis, realizada na manhã desta segunda-feira (07.01), na Casa dos Conselhos, teve como um dos principais temas as cervejarias da cidade. Município onde foi fundada a primeira cervejaria do Brasil e com o título de Capital Estadual da Cerveja, a ideia é explorar esse potencial em Petrópolis e fazer com que os guias de turismo ajudem a atrair o público também para os circuitos cervejeiros. 

 

Liceu Municipal

Outros 59 estudantes que participaram do processo seletivo para ingresso no 6º ano do ensino fundamental do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio serão convocados. A lista com os nomes da segunda chamada será publicada no dia 19 de janeiro, às 14h, no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

 

Comutran 

Termina na sexta-feira (12.01) o prazo para inscrição para quem quiser fazer parte do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (Comutran). A definição dos candidatos será realizada no dia 27 de janeiro – segundo dia de Conferência, que este ano acontece no Palácio de Cristal. Os interessados devem se inscrever na sede da companhia, na Rua Alberto Torres, nº 155, Centro, ou pelo site http://www.petropolis.rj.gov.br/cpt/ clicando no banner indicativo.

 

Frota de táxi

A CPTrans iniciou nesta segunda-feira (08.01) a vistoria anual da frota de táxi de Petrópolis pelos veículos cuja placa terminam com o número 1. A previsão é que 64 veículos sejam vistoriados até o próximo dia 19. O município conta atualmente com 536 táxis nos cinco distritos. A realização do serviço acontece de segunda a sexta-feira, na sede da CPTrans, que fica na Rua Alberto Torres, 115, Centro. A inspeção é feita de 8h30 às 17h. No ato, os fiscais irão vistoriar as condições do táxi, a documentação do veículo e do motorista e se o taxista está em dia com os tributos municipais.

 

 

Vestibular 2018

Uma nova oportunidade para o vestibular 2018 da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) será oferecida no próximo domingo (14.01) com provas realizadas no campus Benjamin Constant e também nos polos de Ensino a Distância (EAD) da Instituição, em Magé e Teresópolis. A inscrição deve ser feita até quarta-feira (10.01) no site vestibular.ucp.br.

 

HAC

O Hospital Alcides Carneiro busca avançar na qualidade do atendimento dos pacientes internados e poderá ter a 1ª Unidade de Alta Complexidade em Terapia Nutricional (Enteral/Parenteral) do município. O primeiro passo já foi dado, em novembro de 2017 a Secretaria de Saúde conseguiu a aprovação do ComSaúde para o projeto de credenciamento que seguirá este ano para aprovação do Estado e, por fim, do Governo Federal. Conquistando a habilitação, o hospital passará a receber o recurso de R$ 350 mil anuais para custeio da alimentação.

 

 

COPAPE

Com a intenção de fortalecer a agricultura do município, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico desenvolve o projeto da COPAPE - Cooperativa de Processamento Alimentar de Petrópolis. A instituição será responsável pelo processamento de alimentos, levando-se em consideração a remoção de toxinas, conservação, aumento de disponibilidade sazonal, transporte de alimentos delicados e perecíveis por longas distâncias e a segurança microbiológica. A intenção é que, com a cooperativa, os agricultores tenham mais rentabilidade em seus negócios.

 

 

IPTU 2018


Carnês do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU-2018), que estão sendo confeccionados pela Secretaria de Fazenda, começam a chegar às casas dos contribuintes esta semana. A previsão é de que os 115.435 carnês sejam entregues pelos Correios até o dia 20 – cinco dias antes do primeiro vencimento da cota única com desconto de 9%. Aqueles que quiserem antecipar o pagamento do imposto em cota única, no entanto, já podem ter acesso ao boleto no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Para imprimir o documento basta que o contribuinte clique no ícone “IPTU”, à esquerda na tela e, em seguida, digite o número de inscrição do imóvel – disponível nos carnês de anos anteriores

 

 

Turismo

Turistas que estão na capital do estado terão a oportunidade de conhecer, mais uma vez, as belezas de Petrópolis. A cidade foi convidada a, novamente, participar do Projeto Cidades Maravilhosas, da Secretaria de Estado de Turismo do Rio/TurisRio. Representantes da Turispetro estarão no Pão de Açúcar, mostrando para os visitantes os roteiros que a cidade oferece, suas opções de gastronomia, pontos turísticos, Circuito Cervejeiro, além de todo roteiro histórico cultural, ecoturismo, compras e o que o município tem de melhor para oferecer.

 

Ortopedia

Acompanhando a evolução dos atendimentos ortopédicos do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE), a prefeitura projeta a instalação de um Centro Municipal de Ortopedia para este semestre. Inicialmente os atendimentos ambulatoriais serão transferidos para o prédio ao lado da unidade, onde atualmente está a Coordenação de Epidemiologia. Responsável por 36 mil atendimentos em 2017, o serviço será ampliado com as consultas por subespecialidades: joelho, ombro, coluna, quadril e trauma, além de contar com uma sala de imobilização, ampla recepção e as consultas passarão a ser realizadas com 5 especialistas atendendo diariamente. 

 

Estudantes

 A Secretaria de Educação mantém, no período das férias escolares, o atendimento aos responsáveis pelos estudantes para a emissão de declarações e documentos relativos às escolas, além de históricos escolares para matrícula em unidades estaduais ou particulares. O atendimento no Departamento de Inspeção Escolar funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na Rua da Imperatriz, 193 - Centro. Por dia, cerca de 50 pessoas recorrem ao serviço.

 

Capoeira

Junto com as aulas do calendário letivo, voltam em fevereiro as atividades esportivas nas escolas da rede municipal. Um dos projetos é o da capoeira, que beneficia 500 alunos. Deste total, 150 são alunos com necessidades especiais que, por meio do esporte, conquistaram mudanças significativas em suas rotinas diárias.

 

Colônia de férias

A prefeitura promove entre os dias 22 e 26 de janeiro uma colônia de férias para crianças da rede municipal de ensino no Parque Cremerie. Estão previstas atividades físicas e culturais que serão acompanhadas por dois professores e dois estudantes de educação física. São 100 vagas para alunos entre 9 e 12 anos que serão divididos em quatro turmas. As inscrições podem ser feitas a partir do 10 de janeiro na sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro.

 

 O vereador Paulo Igor já decidiu: Vai sair candidato a deputado federal, pelo PMDB

 



Edição anterior (1159):
sexta-feira, 12 de janeiro de 2018
Ed. 1159:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1159): sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Ed.1159:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior