Edição: sexta-feira, 16/03/2018
Compartilhe:

  Colunistas
 A MULHER-MARAVILHA desta semana é a bela Idaiane Neves,  do Conselho Tutelar de Itaipava e esposa do amigo Carlos da Costa Machado, o Junior Coruja.

 

Paulo Igor

O presidente da Câmara, vereador Paulo Igor, recebeu das mãos do superintendente do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), professor Paulo Pimenta, o prêmio Melhores Instituições Parceiras 2017, pela participação efetiva no programa de estágio da instituição. Desde 2008, quando foi firmada a parceria com o CIEE, mais de 790 alunos passaram pela Câmara.

 

Entrega de títulos

A Câmara Municipal de Petrópolis vai entregar nesta sexta-feira (16/03), como parte das comemorações pelo aniversário de 175 anos da cidade de Petrópolis, os títulos de Cidadão Petropolitano e as Medalhas Koeler. O evento é uma parceria entre o Legislativo e o Instituto Histórico de Petrópolis (IHP) e acontece em um dos mais belos cartões-postais da cidade, o Palácio Quitandinha, a partir das 19 horas.

 

29ª Agropecuária

A prefeitura publicou na quarta-feira (14.03) o edital de licitação para a 29ª Expo Agropecuária, que acontece entre os dias 1° e 6 maio, no Parque Municipal de Itaipava. O objetivo é a contratação de uma empresa especializada para planejamento, produção, promoção e realização da festa, ou seja, o evento será produzido e executado pela iniciativa privada, sem que a Prefeitura aplique dinheiro público no evento.

 

Vá de ônibus

 Com quase 12 mil acessos de diferentes dispositivos, o aplicativo Vá de Ônibus tem se tornando referência para o planejamento da rotina dos usuários petropolitanos. Lançado há pouco mais de um mês, o app surge como principal aliado para que o usuário vá para o ponto de ônibus apenas quando o veículo estiver chegando, uma vez que o software, disponível para smartphones Android, iOS e também pela internet pelo sitewww.vadeonibus.com.br, utiliza o GPS dos coletivos para indicar a localização do itinerário em que o veículo está. As linhas de ônibus executivas também foram incluídas no sistema, aumentando a oferta e a previsibilidade de ônibus para os usuários. Pelo app também é possível calcular rotas, localizar os pontos de ônibus mais próximos ao usuário, consultar itinerários para seguir de um ponto ao outro da cidade de todas as 241 linhas urbanas disponíveis em Petrópolis.

 

Prova Petrópolis

Com o objetivo de oferecer apoio pedagógico segundo as possibilidades de aprendizagem dos alunos das escolas da rede municipal, a Secretaria de Educação vai aplicar nesse mês de março a Prova Petrópolis. O instrumento de avaliação diagnóstica foi criado através de uma resolução em 2011, no entanto, não houve registro de aplicação da prova nos anos de 2013 e 2015. Após estudos realizados em 2017, a Secretaria de Educação identificou a necessidade do retorno da avaliação. O assunto foi apresentado ao COMED – Conselho Municipal de Educação, nessa terça-feira (13.03), durante a reunião ordinária e a aprovação foi unânime. 

Conjuntivite

O prefeito esteve acompanhando, na terça-feira (13.03), a montagem do Hospital Estadual de Campanha (HCAMP), que é um polo para atendimento de casos de conjuntivite na cidade. O hospital de campanha é uma tenda com mais de 100 metros quadrados, que funciona ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro. A unidade foi montada com o apoio do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros. A equipe é formada por um médico destacado pelo Consórcio Saúde Legal, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem. 

Scena Serrana

O Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) vai se reunir com o segmento de teatro da cidade para tentar reativar o projeto Scena Serrana, que funcionou na década de 1980. O anúncio foi feito durante a assembleia do Conselho de Cultura, na segunda-feira (13.03), no Centro de Cultura Raul de Leoni. A ideia é fortalecer o movimento teatral de Petrópolis e criar uma integração entre os profissionais da área. 

Urologia

O Hospital Alcides Carneiro (HAC) realizou uma cirurgia urológica inédita de remoção completa de bexiga e de desvio urinário através de uma técnica minimamente invasiva, a videolaparoscopia. O procedimento foi considerado um sucesso por se tratar de um paciente de 80 anos, com diagnóstico de um tumor na bexiga e que teve alta na quinta-feira (08.03). A cirurgia é realizada por meio de um aparelho endoscópico e um bisturi a laser que reduz os impactos de uma cirurgia aberta, além diminuir o risco de infecção e de dias de internação. A técnica proporciona ainda um pós-operatório mais rápido e com qualidade de vida para o paciente. 

Artesanato, tricô e crochê

Os cursos gratuitos de artesanato, tricô e crochê e fotografia por celular, oferecidos pelo Projeto Estação, do Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa, em Pedro do Rio, começou  na segunda-feira (12.03). As vagas são limitadas, mas ainda dá tempo de fazer a inscrição para qualquer um deles. A matrícula pode ser feita de segunda a sexta-feira, de 9h30 às 17h30, no próprio Centro Cultural. Menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável. 

Mulher

A Câmara de Vereadores homenageou na quinta-feira (08.03), Dia Internacional da Mulher, as agentes femininas que fazem parte da Guarda Civil. A corporação conta com 14 mulheres e, além delas, também foram homenageadas agentes da Polícia Civil, dos Bombeiros, da Aeronáutica e representantes da sociedade civil. 

Detran

Equipes do Detran Presente sobem a Serra mais uma vez para uma nova edição itinerante do órgão. A ação irá ocorrer nesta sexta-feira, 16 de março, dia do aniversário da cidade, de 9 às 16h, no Parque de Exposições Municipal, em Itaipava. Serão diversos serviços oferecidos, sendo o agendamento disponibilizado no site do órgão, pelo endereço www.detran.rj.gov.br e pelo telefone 0800-020-404.

 


Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior